x
UAI
renasce das cinzas

Futuro garantido? Recaro encontra salvação em investimento milionário

Proma resgata a Recaro e promete retomada dos bancos esportivos em 2025

Publicidade
Bancos Recaro
Bancos Recaro Foto: No interior, destaque para os bancos Recaro, que prendem bem o corpo

A Recaro, famosa por seus bancos esportivos icônicos, declarou falência em julho deste ano, mas agora parece ganhar uma nova chance de se reerguer. O Grupo Proma, empresa italiana especializada em componentes automotivos, anunciou na última quinta-feira (5) que investirá na Recaro Automotive GmbH para levantar a marca.

Conhecida por equipar modelos lendários como a linha GTI da Volkswagen, o Ford Escort XR3 e os GSI da Chevrolet, a Recaro foi um símbolo de inovação, conforto e esportividade por décadas. Com a entrada da Proma, a expectativa é de que a fabricante retome suas operações já em 2025.

De acordo com a Proma, o objetivo é resgatar a reputação da Recaro e garantir o desenvolvimento de produtos de assentos premium, utilizando tecnologia de ponta. “Nosso investimento na RECARO Automotive fortalecerá nossa capacidade de fornecer produtos de assento premium que utilizam as últimas inovações da indústria automotiva”, afirmou Luca Pino, CEO do Grupo Proma.

A Proma é um grupo italiano com forte presença global, contando com 25 fábricas espalhadas por três continentes e um faturamento anual de 1,1 bilhão de euros (aproximadamente R$ 6,9 bilhões). 

Uma das principais preocupações após a falência da Recaro foi o impacto no mercado de trabalho. Cerca de 200 empregos foram perdidos na sede da empresa em Kirchheim, na Alemanha. 

Mas a Proma anunciou que pretende manter parte das operações originais. A produção OEM (Original Equipment Manufacturer), que é o fornecimento direto para montadoras, será transferida para a Itália. 

Segundo informações divulgadas pela empresa, os bancos esportivos da Recaro já estarão disponíveis para venda novamente em janeiro de 2025. 

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas