A crise financeira da Volkswagen está afetando diretamente seus modelos mais icônicos. Após uma queda de 20% nas vendas na China, um de seus maiores mercados, e o que está mais afetando a crise da marca, a montadora alemã está considerando transferir a produção do Golf da Alemanha para o México.
A divulgação feita pelo jornal alemão Handelsblatt diz que a Volkswagen estuda produzir o Golf em Puebla, no México, onde já fabrica seu irmão maior, o Jetta. A medida seria uma tentativa de reduzir custos de produção e aumentar as margens de lucro, já que o hatch enfrenta dificuldades em comparação aos SUVs, que dominam as vendas globais da marca.
Na Europa, por exemplo, o T-Roc é o grande destaque da Volkswagen, liderando as vendas da marca e deixando o Golf cada vez mais distante de seu antigo reinado. Ainda assim, o Golf segue entre os 5 ou 10 carros mais vendidos na região, mostrando que, apesar do declínio, mantém relevância.
Além disso, rumores apontam que a Volkswagen pode fechar até três fábricas na Europa e realizar uma demissão em massa de cerca de 30 mil funcionários.
A possível mudança para o México teria impactos positivos para o Brasil. Isso porque o acordo comercial entre os dois países facilitaria a importação, reduzindo custos e, possivelmente, o preço final do modelo no mercado nacional.
Apesar das mudanças, o futuro do Golf parece garantido. A Volkswagen já confirmou que a atual geração do hatch, a oitava, será mantida até pelo menos 2035, com motores híbridos e a combustão, reafirmando a importância do modelo.
- Acompanhe o Portal Vrum também no Youtube e DailyMotion