O Peugeot 5008 foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), indicando que o SUV médio de sete lugares deve chegar ao Brasil. O modelo, que já está na terceira geração, estreou na Europa em março deste ano, trazendo uma proposta completamente renovada em termos de design.
Com 4,78 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,68 metro de altura e 2,89 metros de entre-eixos, o 5008 apresenta porte robusto e espaço suficiente para acomodar até sete ocupantes. Caso seja lançado no mercado brasileiro, ele teria como principais concorrentes o Volkswagen Tiguan Allspace, o Jeep Commander e o Caoa Chery Tiggo 8.
Na Europa, o Peugeot 5008 utiliza a nova plataforma STLA Medium (antiga base usada por modelos como o Jeep Compass) e conta com três opções de motorização totalmente elétricas.
- Tração dianteira, 210 cv: equipado com uma bateria de 73 kWh, tem torque de 35,2 kgfm e autonomia de 525 km no ciclo WLTP.
- Tração dianteira, 230 cv: utiliza uma bateria maior, de 98 kWh, oferecendo até 700 km de alcance.
- Tração integral, 320 cv: entrega 51 kgfm de torque e autonomia de 525 km com a mesma bateria de 73 kWh.
Obs: A Autoesporte confirma que a Peugeot pretende trazer somente o modelo elétrico, já que na Europa também é vendido a versão híbrida do modelo.
O 5008 se destaca pelo design bem futurista e inédito do que vemos dos atuais modelos por aqui. Na dianteira, os faróis afilados em LED contam com as tradicionais garras de leão da Peugeot, enquanto a grade frontal apresenta elementos futuristas e o novo logo central da marca. O para-choque possui linhas horizontais, uma grade inferior dividida e um radar no centro.
Na traseira, o SUV adota um visual minimalista, com uma barra escurecida unindo as lanternas de LED e o nome “Peugeot” destacado no centro.
Por dentro, o 5008 segue o conceito do i-Cockpit da Peugeot, agora em uma nova versão. O painel de dois andares reúne uma tela única que combina o quadro de instrumentos e a central multimídia, enquanto outra tela é destinada ao controle do sistema de climatização e navegação.
O console central elevado e de linhas minimalistas inclui detalhes como freio de estacionamento eletrônico, além do volante multifuncional hexagonal com acabamento mais refinado em relação aos modelos da Peugeot vendidos no Brasil.
Com o registro feito no INPI, resta aguardar os próximos passos da marca para saber se o SUV elétrico será uma realidade no mercado nacional e como ele se posicionará frente aos rivais.
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