A Horse, uma joint-venture criada entre o Grupo Renault e a chinesa Geely, anunciou a produção de uma transmissão com 15 marchas, que será utilizada em carros elétricos, híbridos e modelos totalmente a combustão. A Horse é responsável pela produção de motores e transmissão para os carros da Renault.
A transmissão DB49 está sendo produzida em Sevilha, na Espanha, e será usada inicialmente no Renault Rafale híbrido plug-in. Com 15 marchas, a caixa de câmbio não possui embreagem, mas conta com dois motores elétricos que combinam para 47,6 cv de potência e 47 kgfm de torque.
O Renault Rafale plug-in conta com motor 1.2 de três cilindros que entrega 150 cv de potência, aliado a dois motores elétricos de 68 cv e 136 cv. A potência combinada é de 300 cv e o torque máximo é de 45,9 kgfm. Essa configuração conta com tração nas quatro rodas e baterias de 22 kWh, que garantem até 105 km de condução em modo elétrico, ou um consumo de 200 km/l (segundo a Renault) no ciclo WLTP.
A fábrica da Horse em Sevilha conta com mais de 1000 engenheiros e 60% da produção é exportada. A empresa conta com produção no Brasil em São José dos Pinhais (PR), no Complexo Ayrton Senna, onde a Renault possui sua fábrica e centro de desenvolvimento de produtos. É justamente no complexo brasileiro onde a Horse produz os motores 1.0 e 1.3 turbo utilizados pela Renault, bem como a transmissão EDC de dupla embreagem.
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