Não é de hoje que os SUVs são os queridinhos do público no Brasil e no Mundo. Um dos modelos a começar essa tendência foi o Ford Ecosport, vendido no Brasil entre 2003 e 2021. Para atualizar seu portfólio na Europa, a Ford estuda retomar a produção do modelo em nova geração, que poderá substituir o hatchback Focus.
Com o aumento da procura dos SUVs, a Ford tomou a decisão de encerrar a produção do compacto Fiesta em 2023, e o tradicional Focus tem o adeus programado para novembro de 2025. O novo Ecosport chegaria ao mercado para ocupar esses lugares e aumentar as vendas da Ford na região.
Na Europa, o modelo mais acessível é o Focus, que parte de 23,4 mil Euros, seguido do Puma, que custa 24,3 mil euros. Ambos são vendidos com conjunto híbrido leve.
É bem provável que o Ecosport compartilhe motorização com o Puma, mas tenha uma qualidade de construção e dimensões menores, afinal, precisará ter um preço mais acessível. Por lá, o Volkswagen Taigo (Nivus) pode ser encontrado a partir de 21 mil euros, mas não conta com eletrificação.
A expectativa é que o Ecosport aceite múltiplas motorizações, o que englobaria uma versão híbrida leve e elétrica, segundo o exemplo do Puma. O desafio da Ford será fazer esse modelo ser mais acessível.
Quando vendido na Europa, o Ecosport media 4,09 m de comprimento, 1,65 m de altura e 1,76 m de largura, com 2,52 m de entre-eixos e 356 litros de porta-malas. Para efeito de comparação, o Puma mede 4,18 m de comprimento, 1,55 m de altura, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura. A distância entre os eixos é de 2,58 m e o porta-malas tem 456 litros de capacidade.
Ecosport de volta ao Brasil?
Por aqui, a Ford está apenas importando seus carros, e esta estratégia se mostra bem sucedida. A Ranger é o único modelo fabricado na região e possui preço competitivo. Entretanto, importar o Ecosport da Europa deve tornar os preços muito acima do praticado para os SUVs compactos, o que deve impossibilitar a venda do modelo por aqui.
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