x
UAI
Deixou saudades?

Ford Ecosport pode retornar em 2025 substituindo Focus e Fiesta

Modelo fez muito sucesso no mercado brasileiro, mas dificilmente retornará ao Brasil

Publicidade
Ford EcoSport foi o primeiro modelo do segmento de SUVs a fazer sucesso no Brasil
Ford EcoSport foi o primeiro modelo do segmento de SUVs a fazer sucesso no Brasil Foto: Ford/Divulgação

Não é de hoje que os SUVs são os queridinhos do público no Brasil e no Mundo. Um dos modelos a começar essa tendência foi o Ford Ecosport, vendido no Brasil entre 2003 e 2021. Para atualizar seu portfólio na Europa, a Ford estuda retomar a produção do modelo em nova geração, que poderá substituir o hatchback Focus.

Com o aumento da procura dos SUVs, a Ford tomou a decisão de encerrar a produção do compacto Fiesta em 2023, e o tradicional Focus tem o adeus programado para novembro de 2025. O novo Ecosport chegaria ao mercado para ocupar esses lugares e aumentar as vendas da Ford na região. 

Na Europa, o modelo mais acessível é o Focus, que parte de 23,4 mil Euros, seguido do Puma, que custa 24,3 mil euros. Ambos são vendidos com conjunto híbrido leve.  

É bem provável que o Ecosport compartilhe motorização com o Puma, mas tenha uma qualidade de construção e dimensões menores, afinal, precisará ter um preço mais acessível. Por lá, o Volkswagen Taigo (Nivus) pode ser encontrado a partir de 21 mil euros, mas não conta com eletrificação.

A expectativa é que o Ecosport aceite múltiplas motorizações, o que englobaria uma versão híbrida leve e elétrica, segundo o exemplo do Puma. O desafio da Ford será fazer esse modelo ser mais acessível. 

Quando vendido na Europa, o Ecosport media 4,09 m de comprimento, 1,65 m de altura e 1,76 m de largura, com 2,52 m de entre-eixos e 356 litros de porta-malas. Para efeito de comparação, o Puma mede 4,18 m de comprimento, 1,55 m de altura, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura. A distância entre os eixos é de 2,58 m e o porta-malas tem 456 litros de capacidade.

Ecosport de volta ao Brasil?

11728609472779929638
Ford EcoSport foi pioneiro ao popularizar os SUVs no mercado brasileiro Foto: Ford EcoSport é um dos modelos disponíveis no mercado nacional com a opção de transmissão automática

Por aqui, a Ford está apenas importando seus carros, e esta estratégia se mostra bem sucedida. A Ranger é o único modelo fabricado na região e possui preço competitivo. Entretanto, importar o Ecosport da Europa deve tornar os preços muito acima do praticado para os SUVs compactos, o que deve impossibilitar a venda do modelo por aqui. 

Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion