A Ford realizou um grande evento de fim de ano na planta argentina de General Pacheco com a presença de seus colaboradores e jornalistas. Após anunciar novos escritórios da empresa e mostrar modelos clássicos, a marca do oval azul confirmou a chegada do SUV Everest em 2025, pelo menos para a Argentina.
O SUV baseado na picape Ranger chegará ao país vizinho importado da Tailândia e estará disponível já no primeiro semestre de 2025. Não era novidade que a Ford trabalhava para trazer o Everest para a América do Sul. Em abril, uma unidade do SUV foi vista na Bahia (BA), onde a marca mantém um centro de desenvolvimento de produto, e em setembro, os colegas do Motor1.com Argentina flagraram o SUV em testes, sendo comparado diretamente contra o Toyota SW4.
Além do SUV da Toyota, o Everest terá a concorrência de Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer.
Até o momento, a Ford confirmou que o Everest terá 7 lugares e será a opção mais espaçosa da marca na Argentina. O modelo usado durante a apresentação era a versão Titanium, que deve ser a mais cara oferecida para a América do Sul.
Na Tailândia, essa versão conta com motor turbodiesel 3.0 V6 de 250 cv e 61,2 kgfm de torque, transmissão automática de 10 marchas e tração 4x4. Esse conjunto é o mesmo oferecido pela Ranger nas versões topo de linha.
A lista de equipamentos de série conta com:
-
Faróis automáticos adaptativos em LED
-
Teto solar panorâmico
-
Carregador de celular sem fio
-
Banco do motorista com 10 ajustes elétricos, memória e ventilação
-
Rebatimento elétrico da terceira fileira dos bancos
-
Ar-condicionado digital de duas zonas com saída para a segunda fileira de bancos
-
3 tomadas 12V
-
Partida por botão
-
Painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas
-
Multimídia de 12” com conexão sem fio
-
Sistema de som assinado pela Bang & Olufsen com 12 alto falantes
-
7 airbags (frontais, laterais, de cortina e joelho para o condutor)
-
Controle de cruzeiro adaptativo com stop and go
-
Câmera 360º
Ainda é cedo para determinar um preço, e até mesmo cravar que o Everest será vendido no Brasil. Entretanto, a venda do modelo na Argentina indica que mais cedo ou mais tarde, o Brasil será um dos destinos do SUV.
Porém, o modelo deve chegar custando cerca de R$ 450 mil, já que o Chevrolet Trailblazer parte de R$ 379.990, preço similar cobrado pela Pajero Sport, que pode bater até R$ 425 mil e são modelos produzidos no Brasil. A SW4, que será a principal rival do Everest, custa entre R$ 390 mil e R$ 437 mil nas versões de sete lugares, e é produzida na Argentina.
Como já dissemos, o SUV da Ford virá importado, o que aumentará, naturalmente, os custos com frete e impostos de importação e o preço final do SUV. Todavia, os colegas do Motor1.com Argentina reportam que a Ford estuda a viabilidade da produção em General Pacheco, já que muitos componentes são compartilhados com a picape Ranger, produzida por lá.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!