A Stellantis, um dos maiores conglomerados automotivos do mundo, anunciou que vai investir 2 bilhões de euros (cerca de R$ 13 bilhões) em suas instalações na Itália. A medida acontece após uma troca no comando da empresa - presidente do conselho automotivo, John Elkann assumiu a vaga de Carlos Tavares, que renunciou no começo de dezembro. As informações são do site Auto+.
O aporte financeiro irá beneficiar algumas das principais marcas da Stellantis na Itália, como Abarth, Alfa Romeo, DS, Jeep e Lancia. Além disso, o grupo também fará algumas alterações estratégicas e terá lançamentos para impulsionar as vendas na região.
Em Modena, por exemplo, a fábrica da Maserati passará a ser o centro automotivo de carros de luxo do conglomerado. A ideia da empresa é centralizar todos os veículos requintados do grupo no local. Já na unidade de Pomigliano D’Arco, está prevista a produção de dois novo carros eletrificados a partir de 2028.
Há, ainda, a previsão de outras novidades na comuna de Melfi, no Sul da Itália. Lá, a Stellantis espera fabricar as variantes eletrificadas do Jeep Compass, além de outros modelos, como Lancia Gama, DS8 e DS7. Alguns novos carros da Alfa Romeo também devem ser produzidos no espaço.
Por fim, nas instalações da cidade de Cassino, a Stellantis quer fabricar outros três modelos ainda desconhecidos do público.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas