x
UAI
Lançamento!

Kia Syros é lançado como SUV compacto e acessível da marca na Índia

Modelo ainda não teve preço revelado, mas quer ampliar o volume de vendas da marca sul-coreana

Publicidade
Kia Syros
Kia Syros Foto: Divulgação

A Kia divulgou nesta quinta-feira (19) o seu novo lançamento no mercado indiano, o inédito Syros, um SUV compacto urbano que aposta em equipamentos de série para alavancar as vendas da marca na região asiática.

Medindo 3,99 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,66 m de altura e 2,55 m de entre-eixos, o modelo é um pouco maior que o Citroën C3 (3,98 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos).

O modelo se destaca pelo visual diferenciado, seguindo a nova abordagem da marca sul-coreana, vista no elétrico EV9 e EV5, mas também na picape Tasman.

Em linhas gerais, o visual quadrado é esperado por alguns modelos do segmento, mas o Syros traz faróis na vertical e uma entrada de ar quase que discreta na dianteira, podendo se passar até por um carro elétrico.

Kia Syros
Kia Syros Foto: Divulgação

As laterais contam com molduras pretas nos arcos de roda, seguindo o exemplo da picape, o que passa um ar de robustez. A base das portas ganha um elemento prateado que ajuda a aumentar a sensação de altura do carro.

Na traseira, os truques já mencionados se repetem e o para-choque traseiro se destaca pela parte prateada proeminente. As lanternas traseiras possuem formato de L e são posicionadas ao redor do vidro traseiro e chamam a atenção, bem como um elemento nas extremidades do veículo, que parecem lanternas auxiliares, já vistas, por exemplo, na picape Tasman.

O interior é padrão de outros modelos da Kia como o SUV elétrico EV3 e traz painel de instrumentos e central multimídia de 12,3 polegadas cada, posicionados de maneira que parecem uma peça única. Os comandos de ar-condicionado são digitais e controlados por uma tela de 5 polegadas. O Syros traz ainda 4 portas USB pela cabine, saída de ar-condicionado para a segunda fileira de assentos, que traz bancos com ventilação. 

A Kia aposta em revestimentos com cores diferenciadas e contrastantes no interior e a lista de equipamentos opcionais conta com teto panorâmico, luzes em LED pela cabine, ajustes elétricos para o banco do motorista, sistema de som da Harman Kardon e carregador de smartphone sem fio.

A segurança fica por conta dos seis airbags de série e 16 sistemas de auxílio ao condutor (ADAS) que garante condução autônoma de nível 2.

Kia Syros
Kia Syros Foto: Divulgação

Com direito a motor diesel

A motorização do pequeno Kia Syros terá opções gasolina e diesel, bem como uma opção elétrica no futuro. O motor 1.0 turbo a gasolina entrega 120 cv e 17,5 kgfm de torque, tendo os mesmos números do propulsor que equipa os Hyundai Creta e HB20 no Brasil. 

Haverá ainda uma opção 1.5 diesel de 116 cv e 25,4 kgfm de torque. A tração é sempre dianteira a transmissão será automática ou manual.

Os preços serão revelados somente em fevereiro, mas entre os rivais do pequeno Kia estão o Skoda Kylaq, o “primo” do Volkswagen Tera.

E o Brasil?

Ainda é cedo para afirmar o destino do Syros no Brasil, mas caso a picape Tasman seja produzida no Uruguai, a produção do SUV por lá poderia viabilizar sua venda no Brasil, já que os impostos de importação seriam reduzidos.

Em termos de motorização, além do 1.0 turbo já usado pelo HB20 e Creta, o modelo poderia contar com sistema híbrido leve, que a marca já traz no Stonic, por exemplo.