x
UAI
Criança no volante

Criança é flagrada dirigindo em Minas Gerais; veja as possíveis punições

Menino de sete anos foi registrado realizando manobras perigosas; responsáveis podem enfrentar penalidades severas

Publicidade
Ter uma criança no volante, além de ser ilegal, pode ser um perigo nas vias
Ter uma criança no volante, além de ser ilegal, pode ser um perigo nas vias Foto: Reprodução: X

Em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, um vídeo que circula nas redes sociais mostra um menino de sete anos dirigindo um carro e uma moto, realizando manobras perigosas. As autoridades locais já identificaram os responsáveis pela criança e iniciaram investigações sobre o caso.

As imagens, amplamente compartilhadas, revelam o menor de idade conduzindo os veículos em vias públicas, sem qualquer sinal de supervisão ou orientação adequada. Especialistas em trânsito alertam para os riscos envolvidos, destacando que a condução de veículos por pessoas com idade menor a 18 anos é uma infração grave, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o artigo 310 do CTB, é crime permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou ainda a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança. As penas previstas são detenção de seis meses a um ano, ou multa, veja o que diz o artigo na íntegra:

“Art. 310. Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança:
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.”

Além disso, o proprietário do veículo que permite que um menor dirija sem habilitação pode ser multado em R$ 880,41, conforme os artigos 163 e 164 do CTB, e acumular sete pontos em sua carteira de habilitação. Como se não fosse suficiente, o menor de idade poderia ter avançado um sinal vermelho, o que é uma infração gravíssima, e causado um acidente entre outros condutores e até mesmo pedestres.

O Delegado Regional do caso, Bruno Rezende, comentou sobre o ocorrido.

“A gente recebeu dois vídeos que indicavam que uma criança estaria na direção de um veículo automotor e de uma motocicleta. Essas informações foram repassadas para o nosso nível de inteligência e essa criança e os seus familiares já foram identificados e agora vai acontecer a apuração desses crimes, de cessão de veículo automotor para criança ou adolescente, eventual corrupção de menores, as infrações administrativas ali cometidas e outros eventuais críticos que tenham sido identificados”.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas