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BYD Dolphin e Yuan Pro serão híbridos flex somente no Brasil

Fabricante chinesa entende que motorização híbrida tem muito potencial no país e irá desenvolver modelos com exclusividade

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BYD Dolphin
BYD Dolphin Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A BYD entende que o mercado brasileiro é de extrema importância para a sua operação, e mesmo após poucos meses vendendo carros por aqui, já pensa em desenvolver modelos específicos para o Brasil. Segundo a Autoesporte, o Brasil receberá versões híbridas plug-in de Dolphin e Yuan Pro, dois modelos atualmente 100% elétricos.

Os dois modelos são produzidos a partir da e-platform 3.0, criada especialmente para carros movidos exclusivamente a bateria e energia elétrica. Essa mudança de motorização demandará adaptações ao projeto, especialmente na alocação do motor térmico, tanque de combustível, entre outros. 

byd dolphin ev motor
Espaço debaixo do capô do Dolphin EV é bem pequeno e deverá ser alterado para caber motor térmico Foto: Estado de Minas

Uma vantagem é que a marca possui extensa experiência com carros híbridos e conta com sua plataforma própria para esse tipo de motorização. O sedã Han é um exemplo de modelo que nasceu elétrico, mas se tornou híbrido.

Segundo a revista, os modelos contarão com tecnologia flex, e já foram aprovados com a matriz chinesa. Inclusive, as novidades já foram anunciadas para os concessionários da BYD, em evento que contou com a CEO da marca na região, Stella Li.

A Autoesporte afirma que os modelos estão sendo desenvolvidos pela BYD, mas só serão lançados em 2026, quando a fábrica em Camaçari (BA) já tiver um nível elevado de produção.

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BYD prometeu iniciar a fabricação de carros elétricos e híbridos no Brasil em breve Foto: Divulgação/BYD

A motorização será a já conhecida DM-i, utilizada por Song Pro e King, por exemplo. Atualmente, esse conjunto é composto por motor 1.5 aspirado, funcionando com um motor elétrico de tração. No caso do Song Pro, são 223 cv e 40,8 kgfm de torque combinados e alcance de 770 km no modo híbrido, ou 50 km usando apenas eletricidade.

Uma fonte ouvida pela revista afirmou que o objetivo do Yuan Pro híbrido será concorrer com o Volkswagen Nivus topo de linha, que custa R$ 157 mil atualmente, bem abaixo dos R$ 182.800 cobrados pelo Yuan Pro elétrico.

É possível que a BYD aguarde a chegada da nova motorização para estrear o facelift do Dolphin, que foi reestilizado na China recentemente. Isso facilitaria a compreensão do público sobre a motorização do carro da marca.

Mais projetos exclusivos para o Brasil

Embora a BYD tenha começado a vender carros no Brasil somente em fevereiro de 2022, a marca já entendeu como funciona o mercado de carros por aqui. A picape Shark é um claro sinal disso, já que será vendida nas Américas e na Oceania, mas não na China.

Além disso, a marca terá picapes menores que a Shark, visando concorrer justamente com a Fiat Strada, que foi três vezes o automóvel mais vendido do país. É de olho nesse mercado, e com o baixo consumo de combustível de seus carros a seu favor, que a BYD pretende alavancar ainda mais as vendas dos seus produtos.