A BYD entende que o mercado brasileiro é de extrema importância para a sua operação, e mesmo após poucos meses vendendo carros por aqui, já pensa em desenvolver modelos específicos para o Brasil. Segundo a Autoesporte, o Brasil receberá versões híbridas plug-in de Dolphin e Yuan Pro, dois modelos atualmente 100% elétricos.
Os dois modelos são produzidos a partir da e-platform 3.0, criada especialmente para carros movidos exclusivamente a bateria e energia elétrica. Essa mudança de motorização demandará adaptações ao projeto, especialmente na alocação do motor térmico, tanque de combustível, entre outros.
Uma vantagem é que a marca possui extensa experiência com carros híbridos e conta com sua plataforma própria para esse tipo de motorização. O sedã Han é um exemplo de modelo que nasceu elétrico, mas se tornou híbrido.
Segundo a revista, os modelos contarão com tecnologia flex, e já foram aprovados com a matriz chinesa. Inclusive, as novidades já foram anunciadas para os concessionários da BYD, em evento que contou com a CEO da marca na região, Stella Li.
A Autoesporte afirma que os modelos estão sendo desenvolvidos pela BYD, mas só serão lançados em 2026, quando a fábrica em Camaçari (BA) já tiver um nível elevado de produção.
A motorização será a já conhecida DM-i, utilizada por Song Pro e King, por exemplo. Atualmente, esse conjunto é composto por motor 1.5 aspirado, funcionando com um motor elétrico de tração. No caso do Song Pro, são 223 cv e 40,8 kgfm de torque combinados e alcance de 770 km no modo híbrido, ou 50 km usando apenas eletricidade.
Uma fonte ouvida pela revista afirmou que o objetivo do Yuan Pro híbrido será concorrer com o Volkswagen Nivus topo de linha, que custa R$ 157 mil atualmente, bem abaixo dos R$ 182.800 cobrados pelo Yuan Pro elétrico.
É possível que a BYD aguarde a chegada da nova motorização para estrear o facelift do Dolphin, que foi reestilizado na China recentemente. Isso facilitaria a compreensão do público sobre a motorização do carro da marca.
Mais projetos exclusivos para o Brasil
Embora a BYD tenha começado a vender carros no Brasil somente em fevereiro de 2022, a marca já entendeu como funciona o mercado de carros por aqui. A picape Shark é um claro sinal disso, já que será vendida nas Américas e na Oceania, mas não na China.
Além disso, a marca terá picapes menores que a Shark, visando concorrer justamente com a Fiat Strada, que foi três vezes o automóvel mais vendido do país. É de olho nesse mercado, e com o baixo consumo de combustível de seus carros a seu favor, que a BYD pretende alavancar ainda mais as vendas dos seus produtos.
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