As japonesas Nissan e Honda estão mais perto de unir suas forças. As duas companhias anunciaram nesta segunda-feira (23) a assinatura de um memorando de entendimento, um documento que determina como uma fusão entre duas ou mais empresas será conduzido.
Esse é o segundo acordo deste tipo anunciado entre essas gigantes da indústria automotiva japonesa. Em março, Nissan e Honda assinaram um memorando para traçar estratégias e unir suas energias em prol da descarbonização e eletrificação de veículos.
O novo acordo trata sobre a fusão entre as duas fabricantes, e não mais sobre a criação de plataformas ou veículos específicos. A expectativa é criar uma nova empresa com mais de três trilhões de ienes de lucro, segundo o comunicado.
A fusão entre as empresas promete ampliar a escala produtiva ao padronizar plataformas, desenvolver novas formas de pesquisa e desenvolvimento, otimizar o funcionamento de fábricas existentes e de sistemas de produção, aumentar as vantagens competitivas das duas marcas ao negociar matéria prima mais acessível, reduzir custos e desenvolver talentos na área da eletrificação.
A união entre Honda e Nissan acontecerá através de uma holding, que terá as ações das duas fabricantes, algo parecido com a Stellantis, por exemplo, que é uma empresa dona de diversas outras.
O negócio ainda está sujeito à aprovação dos conselhos das duas fabricantes, bem como das autoridades competentes do Japão. Honda e Nissan seguirão coexistindo e com seus produtos separados, mas devem iniciar o compartilhamento de plataformas e tecnologias em breve.
Essa sinergia permitirá, por exemplo, o acesso da Nissan às tecnologias híbridas da Honda, enquanto a Honda terá acesso às tecnologias elétricas da Nissan, entre outros.
O anúncio da medida conta com um calendário, que mostra que as empresas trabalham para chegar a um acordo definitivo sobre a fusão em junho de 2025, e que em abril de 2026, os acionistas votem sobre a fusão das empresas.
Caso tudo dê certo, o planejamento prevê que que entre o fim de julho e agosto de 2026, Honda e Nissan deixarão de aparecer na bolsa de valores de Tóquio, sendo substituídas pela nova empresa.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!