Com a virada do ano se aproximando, o IPVA é tema certo no planejamento de quem tem carro, moto ou caminhão na garagem, afinal, é necessário pagar o Imposto sobre Propriedade Veicular. Muitos dos estados brasileiros dão isenção aos carros mediante ao ano de fabricação e muitos donos de carros fabricados em 2005 se perguntam se vão precisar pagar o ipva 2025.
Existe uma Proposta de Emenda à Constituição que busca nacionalizar a isenção de IPVA para veículos a partir de 20 anos de fabricação, entretanto, a medida ainda varia conforme o estado onde o modelo está emplacado.
Como funciona a isenção?
Dependendo do estado, o proprietário de carro com motorização alternativa (elétricos, por exemplo) tem direito à isenção do IPVA, bem como donos de carros mais antigos, dependendo do ano de fabricação do carro.
10 anos ou mais de fabricação:
Rio Grande do Norte (RN) Roraima (RR) e Amapá (AP)
15 anos:
Rio de Janeiro (RJ)
Distrito Federal (DF)
Amazonas (AM)
Bahia (BA)
Ceará (CE)
Espírito Santo (ES)
Paraíba (PB)
Pará (PA)
Maranhão (MA)
Rondônia (RO)
Sergipe (SE)
Piauí (PI)
Tocantins (TO)
Goiás (GO)
18 anos:
Mato Grosso (MT)
20 anos:
Paraná (PR)
São Paulo (SP)
Mato Grosso do Sul (MS)
Acre (AC)
Alagoas (AL)
30 anos:
Tocantins (TO)
Santa Catarina (SC)
Sem isenção:
Pernambuco (PE)
Portanto, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre e Alagoas, veículos produzidos até o ano de 2005 estarão isentos do pagamento do IPVA. Somente em Tocantins, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais, esses veículos continuarão pagando o imposto.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!