x
UAI
NONA GERAÇÃO

Nova geração da Toyota Hilux pode estrear em 2025 após registro oficial

Registro na Tailândia e declarações de executivos reforçam expectativa de lançamento da picape

Publicidade
Toyota Tundra pode ser uma das inspirações para a Hilux na nova geração
Toyota Tundra pode ser uma das inspirações para a Hilux na nova geração Foto: Divulgação

A Toyota pode estar pronta para revelar a nova geração da Hilux em 2025. O principal indicativo veio do registro no Departamento de Propriedade Intelectual da Tailândia (DIP), realizado pouco antes do Natal, em 23 de dezembro. O modelo, aliás, completará 10 anos da oitava geração, essa atual, neste ano.

O registro da picape no DIP teve o nome de “Hilux Travo”. Isso não quer dizer que o nome da picape seja esse, e sim apenas o nome de registro, como ocorreu nas gerações anteriores. A geração atual, quando foi registrada na Tailândia, foi batizada com sufixo “Revo”.

As expectativas também aumentam se pegarmos a declaração feita no segundo semestre de 2024 por Sean Hanley, vice-presidente de vendas, marketing e operações da Toyota Austrália. Em entrevista à revista CarsGuide, ele deu a entender que a nova geração da Hilux poderá ser lançada em 2025.

A Toyota já havia indicado que a nova picape chegará em 2025, e Hanley reforçou a previsão: “Você terá que esperar até 2025”, disse ele, quando questionado sobre a possível continuidade do motor a diesel. Embora a Toyota ainda não tenha divulgado detalhes oficiais, o registro na Tailândia pode ser um passo concreto na direção desse lançamento.

2_Hilux-SRX-Limited
Toyota Hilux SRX Limited Foto: Divulgação/Toyota

Com a nova geração, é provável que a Hilux adote um visual alinhado à picape grande da Toyota, a Tundra, vendida nos Estados Unidos. A estratégia segue uma tendência do mercado, já vista em concorrentes como a Ford Ranger, que lembra a F-150, e a Chevrolet S10, que remete à Colorado. 

Outra grande expectativa está no conjunto mecânico. Especula-se que a nova Hilux compartilhe componentes com o Land Cruiser Prado, como o motor 2.4 turbo a gasolina combinado com um motor elétrico de 36 kW. Essa configuração híbrida plug-in entregaria 326 cv e 64,2 kgfm de torque, acoplada a um câmbio automático de oito marchas.

Além disso, há rumores de que a Toyota possa explorar uma parceria com a BYD para desenvolver versões elétricas da Hilux.

Toyota Tundra
Toyota Tundra Foto: Divulgação

Apesar de um possível lançamento na Tailândia em 2025, a chegada da nova geração ao Brasil poderá ser mais adiante. Nesse caso, a picape média só deve desembarcar por aqui em 2026, considerando os processos de adaptação e homologação para o mercado brasileiro.

A Hilux, lançada na atual geração em 2015(em 2016 no Brasil), continua sendo uma das picapes mais vendidas do Brasil, mas a chegada de rivais, como a própria Ranger, que vem subindo nas vendas, reforça a necessidade de atualização para manter a competitividade.

  • Confira vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos,  testes e dicas!