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Teria algum?

Volkswagen, Chevrolet e mais: veja carros que podem receber placa preta já em 2025

Lista composta por importados e outros modelos que marcaram época nos anos 90 e estão completando 30 anos

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Mitsubishi Eclipse
Mitsubishi Eclipse Foto: Divulgação

A placa preta é o sonho de muitos proprietários de carros mais antigos e com elevado nível de conservação e originalidade. A chegada de 2025 passa a permitir que modelos lançados em 1995 possam receber a placa preta, destinada a veículos com 30 anos ou mais, desde que tenham 80% de originalidade. Confira alguns modelos que estarão disponíveis a receber a placa preta em 2025:

1 - Volkswagen Gol GTI 16V

Volkswagen Gol GTI 16 válvulas e a tradicional bolha no capô
Volkswagen Gol GTI 16 válvulas e a tradicional bolha no capô Foto: Divulgação

A segunda geração do Gol GTI foi lançada no final de 1995, mas já pode receber a famosa placa preta. Com motor 2.0 de 141 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, o modelo recebeu novas bielas, que eram mais compridas, e demandaram mudanças na construção do bloco do motor e até na parte externa, dando origem à icônica “bolha” no capô da versão esportiva.

2 - Volkswagen Parati

Volkswagen Parati
Volkswagen Parati Foto: Divulgação

Se para 1995 a novidade na linha Gol foi a versão GTI, a Volkswagen também apresentou ao mundo a segunda geração da Parati. Exclusivamente na versão duas portas, a perua chegou a ter versão esportiva GTI, mas essa é raridade. 

3 - Chevrolet S10

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Campeã de vendas há muitos anos, a picape S10 é cliente assídua das oficinas mecânicas, porém sua manutenção não é a mais cara da categoria Foto: Campeã de vendas há muitos anos, a picape S10 é cliente assídua das oficinas mecânicas, porém sua manutenção não é a mais cara da categoria

Outro lançamento importante de 1995 foi a picape média S10. Lançada em março, o modelo trazia muito do projeto vendido nos Estados Unidos, mas com um visual diferenciado para nosso mercado. 

Debaixo do capô estava o motor 2.2 de quatro cilindros utilizado no Omega, que entregava 106 cv e 19,2 kgfm de torque. Havia ainda a versão esportiva, chamada de SS ou “SS10”, que além do visual derivado do modelo vendido nos Estados Unidos, trazia motor 4.3 V6 “Vortec” de 193 cv e 36 kgfm de torque, que em 1997 passou a ser oferecido na linha da picape. 

4 - Jeep Cherokee

Jeep Cherokee Sport
Jeep Cherokee Sport Foto: Divulgação

Um dos carros importados mais desejados dos anos 90 era o Jeep Cherokee. Extremamente caro, o modelo era tradicionalmente comprado por jogadores de futebol da época e era bem caro. 

Debaixo do capô estava um motor 4.0 V8 de 177 cv e 29,6 kgfm de torque, que apresentava médias de 5 km/l na cidade e 7 km/l na estrada. O Cherokee mede 4,25 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Havia ainda a Grand Cherokee, equipada com o mesmo motor, mas media 4,5 m de comprimento.

5 - Mitsubshi Eclipse

Mitsubishi Eclipse 1995
Filme Velozes e Furiosos de 2001 aumentou a popularidade do Eclipse em todo o mundo Foto: Imagem/Divulgação

O Mitsubishi Eclipse é icônico atualmente por conta de filmes como velozes e furiosos e jogos como Need For Speed, mas já era sucesso na década de 90. Devido ao alto valor, somente os mais endinheirados da época poderiam contar com o esportivo japonês na garagem.

A segunda geração do esportivo trazia linhas mais arredondadas e modernas. O motor poderia ser 2.0 aspirado de 142 cv e 18,1 kgfm de torque, que já garantiam um 0-100 em 9,9 segundos ou 2.0 turbo de 213 cv e 29,6 kgfm de torque, que completavam o 0-100 em 7,1 segundos.

6 - Fiat Tempra SW

Fiat Tempra SW
Fiat Tempra SW Foto: Divulgação

Em 1995 as peruas ainda tinham espaço, e os SUVs eram importados muito caros. 30 anos depois o cenário é o inverso, mas quem prefere os modelos de três volumes pode encontrar no Tempra SW uma opção de visual diferenciado para desfilar com placa preta. 

O principal diferencial do Tempra SW em relação ao sedan é o porta-malas de 540 litros (40 litros extras) e o interior com instrumentos digitais, ao contrário do Tempra já conhecido à época, que contava com mostradores analógicos.

O motor, entretanto, não mudava, e continuava sendo o 2.0 8 válvulas de 109 cv e 16 kgfm de torque.

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