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TIGUAN?

Flagra revela detalhes inéditos da nova picape Volkswagen; veja o que esperar

Picape deve chegar em 2026 com motor 1.4 turbo e produção no Paraná

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Flagra de um Volkswagen Tiguan com suspensão modificada do projeto 247
Flagra de um Volkswagen Tiguan com suspensão modificada do projeto 247 Foto: Reprodução

A Volkswagen deu mais um passo no desenvolvimento de sua nova picape compacta/média, provisoriamente chamada de Udara (conhecida como projeto 247 ou Tarok), ao ser flagrada em testes no Brasil. O modelo, que deve ser lançado em 2026 para competir com Chevrolet Montana, Fiat Toro e Renault Niagara, foi visto utilizando a carroceria do Tiguan como “mula”, ou seja, um disfarce usado na fase inicial de testes.

A Volkswagen já havia utilizado outro veículo como mula para o projeto Udara. No meio do ano passado, um Virtus foi flagrado com para-lamas mais largos e outras modificações. Agora, foi a vez do Tiguan, como mostrado em imagens publicadas pelo perfil @placaverde no Instagram.

As imagens revelam um detalhe interessante: a picape utilizará eixo rígido traseiro com molas semi-elípticas, solução presente, por exemplo, na Fiat Strada. Informação essa já divulgada pelos colegas da Mobiauto.

Essa configuração visa oferecer maior robustez e custo-benefício, características no segmento de picapes. Com isso, o modelo conseguirá transportar cargas mais pesadas. Além disso, o vídeo mostra o veículo “quicando” sobre o asfalto, comportamento típico desse tipo de suspensão.

Outro detalhe observado é a presença de um engate traseiro, indicando que a Volkswagen também está testando a capacidade de tração da picape, simulando cenários de reboque.

A Volkswagen Udara será construída sobre a plataforma MQB A0, compartilhada com Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Com cerca de 4,75 metros de comprimento e entre-eixos de 2,80 metros, o modelo terá um porte compacta/média, justamente para ficar entre a Saveiro e a Amarok

Volkswagen Tarok azul em fundo azul claro
A mudança liberará espaço na fábrica paulista para a produção de novos modelos Foto: Divulgação

Na motorização, a Udara deve contar com o motor 1.4 TSI turbo flex, entregando 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Um conjunto híbrido ou o motor 1.5 TSI Evo2 está praticamente descartado para a estreia.

A produção será realizada na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, dentro de um pacote de investimentos de R$ 3 bilhões para modernizar a planta, que já abriga modelos como T-Cross e Virtus.

Mesmo que o nome Udara ainda seja provisório, a expectativa é que o design da nova picape traga elementos visuais de modelos como a Tundra, nos Estados Unidos, seguindo a tendência de alinhamento estético entre picapes e SUVs da marca.

No setor automotivo, o termo “mula” quer dizer a um veículo já existente que é adaptado para incorporar componentes ou ajustes de um novo modelo em desenvolvimento. Essas adaptações permitem que montadoras façam testes reais enquanto o design final do carro ainda não está concluído.

É uma prática comum na indústria, já que permitem que fabricantes validem aspectos como motorização, suspensão e aerodinâmica antes de apresentar o produto definitivo ao mercado.