No dia 1° de janeiro de 2025, entrou em vigor a nova lei de emissões Proconve L8, que exige que os carros tenham sistemas mais avançados, para reduzir a poluição. Por conta das novas normas, baseadas na Resolução 492 de 2018 do Conama, é possível que a indústria acelere a eletrificação dos automóveis brasileiros. Vamos entender o que irá mudar na fabricação de novos veículos.
Como funciona a Proconve L8?
A nova lei diz que os carros fabricados devem reduzir rigorosamente a produção de gases poluentes, se aproximando de como é na Europa. Serão três etapas, sendo que a primeira já entrou em vigor, enquanto as outras duas, serão em janeiro de 2027 e janeiro de 2029.
O Proconve L8 inclui cortes de 37% em gases orgânicos e óxidos de nitrogênio (Nmog + Nox) e 40% no monóxido de carbono (CO) para carros. Exige também, tecnologias como o ORVR, que captura vapores de combustível durante o abastecimento, e novos sistemas de pré e pós-tratamento de gases.
Além disso, há reduções de ruído e índices de fumaça para veículos a diesel, além de alterações nos motores para atender aos novos padrões.
O Proconve L8 introduz os testes de emissões em condições reais, onde os limites podem ser até o dobro dos obtidos em laboratório a partir de 2025 e 1,5 vez em 2027. Isso exige que mais veículos sejam testados fora de laboratórios para garantir emissões reduzidas no uso real, o que traz desafios às montadoras para adaptar a produção e cumprir as normas mais rigorosas.
É importante dizer, que todos os carros que foram fabricados até 31 de dezembro de 2024, não podem ser enquadrados na Proconve L8, somente aqueles de 2025 em diante.
Eletrificação de carros feitos no Brasil
Por conta da mudança feita pelo Proconve L8, as montadoras terão de investir ainda mais, pois os limites de emissão serão reduzidos a cada dois anos. Esse aumento será necessário para adequar os motores dentro das regulamentações, e como veículos elétricos não emitem poluentes, tornam-se atrativos para os fabricantes.
Além disso, é possível que haja maior incentivo governamental para a eletrificação do que para seguir produzindo carros a combustão. Também, devido ao limite corporativo, um veículo que ultrapasse os limites de emissões poderá ser comercializado, se caso, outro modelo da marca produzir abaixo desse limite, para compensar o excesso do outro.
Os carros irão ficar mais caros?
Tudo indica que sim, os consumidores devem se preparar para investir cada vez mais em carros 0 km. Isso se deve ao fato de que, com a implementação dessas novas tecnologias, como os sistemas de pré e pós-tratamento, sensores adicionais e novos ensaios que vão impactar diretamente no valor.
Não só por isso, mas também por conta da eletrificação que envolve altos custos de produção e infraestrutura. Esses fatores tendem a ser repassados para o consumidor, especialmente em um mercado onde novas tecnologias ainda estão em fase de implementação e crescem cada vez mais.
Quais as tecnologias implementadas?
O Proconve L8 exige que as montadoras adotem soluções como pré-tratamento, pós-tratamento e eletrificação para reduzir emissões. O pré-tratamento otimiza o sistema de combustão, enquanto o pós-tratamento usa catalisadores e sistemas como EGR e Arla para neutralizar gases poluentes. Se tratando da eletrificação, serão incluídas tecnologias híbridas e elétricas que complementam ou substituem motores a combustão.
Com quase 60 lançamentos híbridos e elétricos previstos para 2025, as montadoras apostam na eletrificação para cumprir limites corporativos de emissões, destacando tecnologias como conjuntos de 48 volts e híbridos avançados.
Carros e motores que saíram ou vão sair de linha
Vamos começar pelos carros, alguns já deixaram de ser fabricados, enquanto outros não devem durar tanto tempo mais, são eles:
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Toyota Yaris
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Toyota Yaris Sedan
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Citroën C4 Cactus
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Chevrolet Cruze
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Chevrolet Cruze Sedan
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Hyundai Creta Action
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Hyundai HB20X
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Kia Stonic
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Renault Stepway
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Suzuki Jimny Sierra
E os motores que terão o mesmo destino são:
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Audi 1.4 TFSI
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Chevrolet 1.4 Ecotec turbo
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Fiat 1.0 Fire
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Fiat 1.4 Fire
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Hyundai 1.6 Kappa
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Hyundai 2.0 Smartstream
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Peugeot-Citroën 1.6 EC5
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Peugeot-Citroën 1.6 THPStellantis 2.0 Multijet turbodiesel
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Suzuki 1.5 aspirado
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