Os moradores de Foz do Iguaçu (PR), cidade paranaense que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai, notaram algo diferente nos últimos dias. Desde o fim de dezembro de 2024, carros argentinos estão rodando pela cidade com placas veiculares de papel. O tema foi abordado em uma reportagem da emissora RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, nesta quarta-feira (8).
Segundo a imprensa argentina, os carros estão sendo lançados com placas de papel por causa da falta de metal no país. Desta forma, no último dia 30, o Itamarty encaminhou à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) um pedido do governo da Argentina para que a circulação desses veículos fosse permitida em território brasileiro.
O Ministério dos Transportes, assim, concedeu uma permissão provisória. Para isso, no entanto, os carros devem estar com as placas em boas condições; sem rasgos, amassos e rasuras; com os dados preenchidos de forma legível e posicionadas em locais visíveis.
A mídia da Argentina vem noticiando, nas últimas semanas, que a falta de metal ocorre em decorrência de políticas adotadas pelo presidente Javier Milei. Com a política de corte de gastos do governo, os órgãos deixaram de ter dinheiro para fabricar os equipamentos. Além disso, o país enfrenta, há anos, dificuldade para exportar a matéria-prima.
Com as férias escolares, milhares de argentinos estão no Brasil para curtir as férias. Uma boa parte dos "hermanos" aproveita o período para viajar até Santa Catarina e para o Rio de Janeiro. Assim, é possível que outros estados comecem a encontrar as placas de papel nos próximos dias.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas