x
UAI
Gostaria de ver no Brasil?

Renault apresenta SUV-Cupê híbrido na Argentina; conheça

Arkana já foi visto em testes no Brasil e pode ser uma das novidades da marca no futuro

Publicidade
Renault Arkana desembarca na Argentina, mas chegada ao Brasil é incerta
Renault Arkana desembarca na Argentina, mas chegada ao Brasil é incerta Foto: Divulgação

A Renault apresentou oficialmente na Argentina o Arkana E-Tech híbrido, um SUV cupê que será vendido no país vizinho a partir de Março. Importado da Coréia do Sul, a novidade chega à América do Sul com cinco anos de atraso em relação à Europa. 

O Arkana é um SUV-cupê produzido a partir da plataforma CMF-B, uma base que nunca foi utilizada em um produto vendido no Brasil até o momento, mas chegará em breve com o Novo Nissan Kicks

Renault Arkana interior
Renault Arkana interior Foto: Divulgação

Medindo 4,569 metros de comprimento, 2,03 m de largura (com espelhos), 1,58 m de altura, 2,72 m de entre-eixos e porta-malas de 513 litros. Esses números mostram que o SUV cupê é maior que o Duster vendido no Brasil, e considerando o mercado argentino, o Arkana será posicionado entre Duster e Koleos, maior SUV vendido pela marca francesa

O modelo chegará à Argentina na versão topo de linha “Esprit Alpine” e terá seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do motorista, assistente de mudança de faixa, entre outros.

Motorização híbrida leve

Renault Arkana foi reestilizado em 2023, mas está defasado em termos de design
Renault Arkana foi reestilizado em 2023, mas está defasado em termos de design Foto: Divulgação

Apesar de ser chamado de híbrido pela Renault, o sistema utilizado no Arkana é um híbrido leve, ou Mildhybrid, em inglês. O sistema é parecido com o usado pela Stellantis em Pulse e Fastback e substitui o motor de partida e alternador por um pequeno motor elétrico. 

A Renault argentina afirma que o conjunto é mais econômico e reduz as emissões de poluentes, mas sabe-se que o propulsor elétrico não terá força para mover as rodas do SUV.

O conjunto a combustão, entretanto, já é conhecido do público brasileiro. O 1.3 turbo é o mesmo utilizado em Duster e Oroch, mas aceita apenas gasolina e foi recalibrado para entregar de 140 cv e 26,5 kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.

Para efeito de comparação, o motor 1.3 usado no Brasil oferece 162 cv na gasolina e 170 cv no etanol, enquanto o torque é sempre de 27,5 kgfm.

Arkana chegará ao Brasil?

Visual cupê está em evidência no mercado de SUVs no Brasil e no mundo
Visual cupê está em evidência no mercado de SUVs no Brasil e no mundo Foto: Divulgação

Existem algumas unidades do SUV cupê rodando em com placas de testes por Curitiba, entretanto, os rumores apontam que se trata apenas de um veículo utilizado para desenvolver o sistema híbrido flex da Renault para o mercado brasileiro.

Com a crescente chegada de modelos híbridos, bem como de SUVs cupês, um modelo com essa carroceria e essa motorização com certeza está nos planos da marca francesa, e deve chegar em breve, entretanto, não é possível confirmar que esse modelo será o Arkana ou algo inédito, provavelmente desenvolvido nacionalmente, assim como o Kardian.