A Tesla apresentou oficialmente o Model Y “Juniper”, a atualização de meia-vida do carro elétrico mais vendido do planeta. Prestes a completar cinco anos de mercado, o Model Y ganhou mais tecnologia, novo interior e mais alcance.
A principal mudança do novo Tesla Model Y é a dianteira, que não esconde as similaridades com Cybertruck nos faróis e Cybercab no desenho do para-choque dianteiro. Ao contrário dos outros modelos da marca, o novo Model Y apresenta faróis auxiliares no para-choque.
A Tesla diz que a lateral do modelo foi “completamente redesenhada”, mas além dos novos para-lamas, necessários para abrigar os novos faróis, e novas rodas, nada é diferente do antigo modelo.
Na traseira, o modelo recebeu novas lanternas, que além de mais finas e interligadas, passam a contar com uma nova abordagem visual, projetando luz na carroceria do veículo. O para-choque também foi redesenhado e as proteções plásticas na base da peça foram ampliadas.
Com o novo desenho, a única inscrição Tesla no veículo é justamente na área iluminada pelas novas lanternas
Interior minimalista atualizado
A Tesla manteve a abordagem de design minimalista, mas isso não significa que não atualizou o interior do Model Y. A multimídia cresceu de 15 polegadas para 15,4”, e ganhou uma tela auxiliar para os passageiros de trás, com 8”. Os bancos também foram redesenhados e ganharam opção de ventilação para os ocupantes dianteiros e rebatimento elétrico na traseira.
Painel, console central e iluminação ambiente foram todas modificadas para os novos Model Y e o sistema de som também foi atualizado, prometendo mais qualidade.
Mais silencioso e com mais alcance
Segundo a Tesla, o Model Y atualizado recebeu novos pneus, que prometem reduzir o som de atrito com o asfalto e novos vidros com tratamento acústico, visando uma condução mais confortável. O modelo contará ainda com o sistema de condução autônoma, oferecido de forma opcional.
Em termos mecânicos, o Model Y será oferecido na versão de tração traseira ou tração integral de longo alcance. A versão básica tem um motor traseiro e pode fazer 0-100 km/h em 5,9 segundos, cerca de 1s mais rápido que a versão anterior.
Já na versão topo de linha, que utiliza dois motores, o 0-100 é de 4,3 segundos, uma melhor de 0,1 segundo em relação ao modelo anterior. A Tesla não divulgou os dados de potência das duas versões, afirmou apenas que os modelos terão 466 km de alcance na versão de entrada e 551 km de autonomia na opção topo de linha. O tempo de recarga é de 266 km em 15 minutos, em um carregador capaz de fornecer 250 kW.
O Novo Tesla Model Y foi apresentado somente na região da Ásia e do Oceano Pacifico, onde as entregas começarão entre Abril e Maio. Na Austrália, o modelo de entrada custará AU$ 63.400 (R$ 238,3 mil), enquanto o topo de linha AU$ 73.400 (R$ 275,9 mil).
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!