A Tesla registrou a sua primeira queda no número de carros vendidos em mais de 10 anos. Em 2024, a montadora do bilionário Elon Musk emplacou 1.789.226 veículos elétricos em todo o mundo. Apesar do dado não ser considerado inexpressivo, a quantidade de automóveis comercializados representa uma queda de 1,1% em relação a 2023.
O principal motivo para o recuo nas vendas da Tesla foi a ascensão impressionante da BYD, sua principal rival. Dos 4,25 milhões de automóveis de passeio vendidos pela fabricante chinesa no ano passado, 1,76 milhão são elétricos. Com esses números incríveis, a montadora asiática fechou 2024 com um crescimento de 41%.
O forte avanço da BYD frente à Tesla é resultado das estratégias agressivas na política de preços combinada com os subsídios concedidos pelo governo chinês. Para se ter uma ideia, somente no Brasil, a montadora de carros eletrificados registrou uma alta de 328,8%.
Abaixo do esperado
Com o lançamento da Cybertruck e de alguns outros modelos, a expectativa da alta cúpula da Tesla era mais um ano de crescimento no mercado global. As vendas da Tesla decepcionaram, principalmente, nos Estados Unidos - a retração foi de cerca de 23%.
Apesar disso, a empresa de Elon Musk atingiu um desempenho satisfatório no mercado chinês. No país asiático, durante todo o ano de 2024, a Tesla vendeu 657 mil veículos, representando um avanço de 8,8% em comparação com o ano anterior.
Para 2025, a fabricante espera um crescimento nas vendas de 20% a 30%. O principal trunfo da Tesla é o lançamento de carros eletrificados mais acessíveis. Além disso, há grande expectativa sobre os modelos mais futuristas, como o Model Y.
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