A união entre Honda e Nissan ainda não foi oficializada, mas a empresa de Hamamatsu já pensa em como pode se beneficiar com a incorporação da fabricante de Yokohama, e uma picape média já está nos planos da Honda, segundo executivos da marca.
De acordo com Noriya Kaihara, vice-presidente da Honda, a marca já estuda formas de aproveitar a expertise da Nissan em picapes e SUVs de grande porte e com capacidade off-road, segmentos onde a Honda não tem tanta atuação de destaque.
“A Nissan tem modelos um pouco maiores, veículos do segmento E que não temos neste momento. Então, se pudermos trocar alguns de nossos veículos, isto será benéfico no curto prazo”, afirmou o executivo em entrevista coletiva durante a Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A parceria poderá fazer a Honda se inserir de vez no segmento de picapes médias, que está em forte crescimento no Brasil e no Mundo. Atualmente, a marca possui a Honda Ridgeline, uma picape monobloco de dimensões um pouco maiores do que uma Fiat Toro, mas nada acima disso.
A Nissan, por sua vez, possui a Frontier, o SUV Terra, baseado na picape, bem como o Patrol, um SUV ainda maior e com capacidade off-road. Por 20 anos, a Nissan contava ainda com uma picape concorrente de Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado, a Nissan Titan, que deixou de ser vendida em 2024.
A união entre Honda e Nissan ainda não é oficial. Embora seja muito provável de acontecer, o movimento ainda precisará ser aceito pelos acionistas das duas empresas, bem como pelos órgãos de controle financeiro do Japão.
A tendência é que, uma vez concretizada a fusão, a Honda tenha acesso às tecnologias elétricas da Nissan, que por sua vez terá acesso aos powertrains híbridos da Honda. Além disso, as empresas devem se unir para desenvolver produtos em conjunto, além, claro, de compartilhar plataformas e até mesmo veículos rebatizados.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!