x
UAI
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Financiamento de veículos dispara em 2024, mesmo com juros nas alturas; entenda

B3 revela aumento no número de financiamentos, enquanto taxa de juros para veículos chega a 26,3% ao ano

Publicidade
Concessionaria BYD em Belo Horizonte
Concessionaria BYD em Belo Horizonte Foto: Divulgação

Mesmo com as taxas de juros nas alturas, o financiamento de veículos cresceu 20,4% em 2024 em relação ao ano anterior. Segundo levantamento da B3, entidade responsável pelo registro de financiamentos no Brasil, foram 7,2 milhões de vendas financiadas no ano passado, um número bem alto que mostra o maior interesse por crédito, mesmo em condições econômicas adversas.

Para se ter uma ideia, a taxa média de juros para pessoas físicas que financiaram veículos em novembro de 2024 estava em 26,3% ao ano, o que equivale a 1,97% ao mês, de acordo com dados do Banco Central. Essa é uma taxa bem acima da praticada em 2019, antes da pandemia, quando o percentual era de 19,2% ao ano, ou 1,48% ao mês.

Mesmo assim, o volume total de financiamentos continuou em alta. Em dezembro de 2024, foram financiadas 614 mil unidades, um aumento de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2023. Esse foi o melhor desempenho para dezembro desde 2014, quando 625 mil veículos foram financiados.

No segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas financiadas tiveram um avanço de 19% em 2024 em comparação a 2023. Já as operações envolvendo veículos pesados, como caminhões e ônibus, cresceram 13,8%. Quem teve grandes números foram as  motocicletas, que registraram um aumento de 25% no número de financiamentos.

Esse crescimento pode ser atribuído a vários fatores, como a necessidade de renovação de frotas, a maior oferta de crédito por parte das instituições financeiras e o interesse por veículos como ferramenta de trabalho, principalmente no caso das motos e caminhões.

A taxa de juros influencia diretamente o custo final de um financiamento. No caso de um veículo com valor de R$ 50 mil, financiado em 48 parcelas, a diferença entre uma taxa de 19,2% ao ano (de 2019) e 26,3% ao ano (de 2024) tem um aumento bem grande o no total pago ao final do contrato.

Ainda assim, muitos consumidores estão optando pelo financiamento como forma de viabilizar a compra de veículos, seja pela falta de alternativas, como a aquisição à vista, seja pelo desejo de aproveitar ofertas de mercado ou por necessidade.