x
UAI
CUIDADO

Rodízio Municipal de Veículos volta a valer em São Paulo; algo mudou?

Após pausa no fim de ano, restrição volta a organizar o trânsito na capital paulista

Publicidade
Avenida de São Paulo com vários veículos cobrindo a via nos dois sentidos
Avenida de São Paulo com vários veículos cobrindo a via nos dois sentidos Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Depois de um breve recesso no fim de ano, o Rodízio Municipal de Veículos de São Paulo está de volta nesta segunda-feira, 13 de janeiro. A medida, que ficou suspensa desde o dia 23 de dezembro por conta do período de festas e viagens, retorna com força total, funcionando nos mesmos horários e dias que os motoristas já conhecem: das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

O sistema funciona como antes, com veículos de placas terminadas em 1 e 2 não podem circular no centro expandido às segundas-feiras. Na terça, a restrição vale para placas final 3 e 4; na quarta, 5 e 6; quinta, 7 e 8; e sexta-feira, 9 e 0. A fiscalização é feita por radares e agentes de trânsito espalhados pela cidade. Ou seja, tudo normal. 

O rodízio de veículos foi implementado em São Paulo nos anos 1990 como uma forma de reduzir a emissão de poluentes e melhorar o fluxo do trânsito na capital, que é uma das maiores e mais movimentadas cidades do mundo. Isso é feito para controlar a circulação de carros em uma área onde a densidade de veículos é altíssima.

Durante o período de suspensão do rodízio, entre o Natal e o início do ano, as ruas da cidade ficaram notavelmente mais tranquilas. Isso se deve não só à pausa no sistema, mas também ao fato de muitos paulistanos terem viajado para aproveitar as férias. 

Quem desrespeitar o rodízio pode acabar no prejuízo. A infração é considerada de nível médio e gera uma multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale lembrar que não há desculpa para ignorar as regras, já que os horários e dias são amplamente divulgados e fáceis de consultar.

O rodízio vale para o chamado “Centro Expandido”, que inclui bairros como Bela Vista, Consolação, Moema, Pinheiros e Vila Mariana, entre outros. A restrição funciona em dois turnos: das 7h às 10h e das 17h às 20h, horários de maior fluxo de veículos na cidade. Durante esse período, carros com as placas restritas no dia não podem circular na área delimitada.