A BYD está em ofensiva no mercado brasileiro e parece que 2025 será marcado pelos modelos ultra luxuosos da marca chinesa. Após a chegada do SUV “anfíbio” U8, uma unidade do supercarro elétrico U9 foi flagrada no país com placas de teste.
Comercializado pela Yangwang, uma submarca criada pela BYD para mostrar toda sua capacidade tecnológica, o supercarro U9 tem pretensões de brigar com modelos de Ferrari, Porsche, e outras marcas voltadas à performance.
Ver essa foto no Instagram
O visual é agressivo e a esportividade é ressaltada pela grande asa traseira. O design do esportivo teve a supervisão de Wolfgang Egger, responsável pelo Alfa Romeo 8C Competizione e com passagens pela Audi.
As linhas são muito diferentes dos demais carros da BYD, mas os farois em formato de C mostram uma linguagem visual presente nos demais modelos da Yangwang, que são o SUV U8, e o sedã U7.
Como é o Yanwang U9?
O superesportivo é equipado com o sistema “individual wheel drive system”, que consiste em 4 motores elétricos independentes, um em cada roda, que fornecem energia conforme a demanda de cada roda.
Esse sistema permite ainda que o supercarro trafegue com um pneu furado, já que os motores das rodas sem problemas compensam a diferença de altura do carro.
A parte mecânica funciona junto do sistema de suspensão ativa “DiSus”, que permite ajustar a altura do carro de forma automática e até mesmo realizar um pequeno salto. O sistema DiSus é separado em três:
DiSus-C: controla o amortecimento
DiSus-A: controle da suspensão a ar
Disus-P: controle da parte hidráulica do sistema de suspensão
Para realizar o pulo, a suspensão do U9 será inicialmente comprimida e depois irá se expandir, fazendo com que as quatro rodas saiam do chão ao mesmo tempo.
Além disso, o sistema de suspensão permite com que o Yangwang U9 “dance”, enquanto os quatros motores oferecem a capacidade de realizar um giro de 360º, o famoso “tank turn”.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!