Nesta terça-feira (14), os donos de veículos em São Paulo com final de placa 2 têm o último dia para aproveitar o desconto no pagamento à vista do IPVA 2025 ou quitar a primeira parcela. O prazo vale para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares registrados no estado de São Paulo.
O pagamento do IPVA pode ser feito de diversas formas. Para facilitar, o proprietário pode utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) em mãos. É possível pagar diretamente pela internet, em terminais de autoatendimento e por outros canais oferecidos pelos bancos.
Além disso, o imposto pode ser quitado por meio do PIX, em casas lotéricas, ou no cartão de crédito por empresas credenciadas. A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) disponibiliza todas as opções para garantir praticidade ao contribuinte.
O IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, conforme a Tabela Fipe. Em São Paulo, a alíquota é de 4% para automóveis de passeio. Por exemplo, se o carro tem um valor venal de R$ 100.000, o imposto será de R$ 4.000, podendo ser parcelado em até cinco vezes.
Calendário de pagamento do IPVA 2025
Para caminhões e caminhões-tratores, as datas são diferentes:
Os proprietários que perderem o prazo de pagamento estão sujeitos a uma multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor total do imposto. Além disso, o veículo poderá ser impedido de circular até a regularização do débito, e o motorista estará sujeito a sete pontos na CNH.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion: lançamentos, testes e dicas