x
UAI
ENTENDA

Multa para montadoras: PL quer culpar empresas por defeitos de fábrica

Projeto de Lei avançou na Câmara dos Deputados; texto ainda será apreciado na CCJ

Publicidade
Multas de trânsito podem ser destinadas à educação no trânsito
Multas de trânsito podem ser destinadas à educação no trânsito Foto: Internet / Reprodução

Um Projeto de Lei (PL) que está avançando na Câmara dos Deputados visa responsabilizar as montadoras de carros por danos decorrentes de defeitos de fabricação. Por exemplo, caso seja comprovado que uma infração de trânsito ocorreu por defeito de fábrica, as penalidades serão aplicadas ao fabricante e não ao condutor. A medida, assim, alteraria o Código Brasileiro de Trânsito (CTB)

O PL 2464/2023, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara, diz que "importadoras, montadoras e fabricantes de veículos e autopeças" serão responsabilizados administrativamente por "danos causados a usuários, terceiros e ao meio ambiente em razão de falhas em projetos".

A proposta é do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ). "O projeto traz ao ordenamento jurídico a solução para um problema que pode injustamente levar à punição administrativa do condutor, por infração pela qual não teve culpa ou responsabilidade", afirmou o parlamentar. 

O texto, ainda, assegura ao fabricante o direito à ampla defesa nos processos administrativos. "Ao consignar no CTB a responsabilidade administrativa do fabricante ou importador do veículo ou da autopeça, permite-se que a demanda seja levada diretamente à apreciação do órgão responsável, simplificando o processo e abreviando a decisão sobre o caso”, acrescentou Leal.

Tramitação

Para virar lei, o projeto ainda precisa avançar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e passar pelo Senado Federal. Até o momento, não há data para o texto ser apreciado pelos parlamentares. 

Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!