x
UAI
Melhorando o sistema

Pedágio Free Flow: audiência pública foi realizada para nova regulamentação

Devido a diversas infrações cometidas e a falta de clareza, algumas mudanças terão que ser feitas na operação

Publicidade
Pedágio Free Flow
Pedágio Free Flow Foto: Divulgação/CCR

O pedágio Free Flow, que tinha como principal objetivo, reduzir o tempo de viagem e facilitar para os motoristas, têm apresentado falhas. Sendo que a principal se decorre da falta de comprometimento da população, com a solução apresentada. 

Desde a instalação do Free Flow em um trecho da BR-101 (RJ) em 2023, cerca de 845 mil infrações foram registradas por evasão. Sendo que, o número de evasões de cancelas normais foi de 87 mil, no Brasil todo, ao longo de 5 anos. 

Pedágio Free Flow
Pedágio Free Flow Foto: Divulgação/CCR

Os dados fornecidos pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e pela PRF, mostram que o sistema ainda enfrenta dificuldades. Muito por conta de muitas pessoas não terem consciência de como o pagamento deve ser feito, ou por não conseguirem realizá-lo. Muitos motoristas apresentam reclamações sobre o Free Flow, por isso, haverá uma audiência para definir quais serão os modos de cobrança e as penalidades.


A audiência pública realizada na última quinta-feira (9) pela a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi a primeira do ano, para tratar de regulamentar o sistema de pedágio Free Flow. Pessoas que estiverem interessadas em enviar comentários ou sugestões sobre a proposta, têm até o dia 24 deste mês para entrar em contato com a agência. 

Como fazer uma sugestão sobre a proposta

  1. Descubra quem organiza a audiência:

- A audiência é da ANTT, para tratar assuntos sobre o pedágio Free Flow;


  1. Confira o edital:

- Verifique no site da ANTT como participar. Normalmente, você pode enviar sugestões por e-mail, formulário online ou correio;


  1. Escreva sua proposta: 

- Explique sua ideia de forma clara e objetiva, com foco no tema dos pedágios Free Flow;


  1. Envie sua proposta: 

- Use os canais indicados pela ANTT, como o e-mail ou plataforma oficial. Ou se preferir, envie pelo correio para o endereço do edital.

Como realizar o pagamento do pedágio Freeflow?

As tarifas são cobradas de modo automático, através de câmeras e leitores de radiofrequência, que estão localizados onde ficariam as cancelas em pedágios tradicionais. Dessa forma, enquanto as placas, tanto da frente, quanto a traseira são fotografadas e identificadas, os leitores detectam qual o tipo de veículo está passando, para que a cobrança seja feita nos valores corretos.

A tag da "Sem Parar" usada no parabrisas do carro pode ser usada para pagar não só pedágio, mas também outros serviços e produtos, como fast-food e combustível
A tag da "Sem Parar" usada no parabrisas do carro pode ser usada para pagar não só pedágio, mas também outros serviços e produtos, como fast-food e combustível Foto: Cris Oliveira/Sem Parar/Divulgacao

Para aqueles que possuem as tags como por exemplo, a do Sem Parar, a cobrança é feita imediatamente após a leitura do adesivo ao passar pelo pedágio.

O sistema de pedágio eletrônico Free Flow pretende modernizar as rodovias brasileiras, permitindo que os motoristas paguem apenas pelo trecho que utilizam, sem precisar parar em praças de pedágio. No entanto, especialistas alertam para problemas que precisam ser resolvidos, como clonagem de veículos, falhas na leitura das tags e cobranças indevidas.