x
UAI
fim de vida

Fiat aposenta motores Fire após 25 anos no Brasil

Com novas regras do Proconve L8, motores Firefly assumem nos modelos da marca

Publicidade
Fiat Mobi Treking 1.0 Fire 2021
Fiat Mobi Treking 1.0 Fire 2021 Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A Fiat tirou oficialmente do catálogo os motores Fire e Fire Evo em seus carros, substituindo os modelos pelo moderno Firefly. A mudança é resultado das novas exigências de emissões do Proconve L8, que entrou em vigor em 2025 e estabelece padrões mais rígidos para reduzir a poluição no Brasil.

Lançado no Brasil em 2000, no Fiat Palio, o motor Fire marcou presença por mais de 25 anos no mercado nacional e 40 anos mundialmente. No entanto, as novas regulamentações obrigam as montadoras a colocarem em seus veículos motores mais eficientes e menos poluentes, o que tornou o Fire obsoleto. O Fiat Mobi, por exemplo, que utilizava o Fire desde seu lançamento em 2016, agora passa a contar com o motor 1.0 Firefly aspirado.

O motor 1.0 Firefly no Fiat Mobi oferece uma leve melhora de potência e torque. Antes, o motor Fire entregava 71/74 cv e 9,3/9,7 kgfm de torque (gasolina/etanol). Com o Firefly, esses números passaram para 71/75 cv e 10/10,7 kgfm de torque, o que representa um aumento de 1,35% na potência e até 10,31% no torque. Apesar das mudanças, o câmbio permanece o manual de cinco marchas.

Já os utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid, que utilizavam o motor Fire Evo 1.4, agora recebem o 1.3 Firefly de 107 cv e 13,6 kgfm de torque, substituindo os antigos 84/86 cv e 11,8/12,2 kgfm de torque (gasolina/etanol). 

Fiat Fiorino com capô aberto, deixando o motor 1.4 Fire à mostra
O nome "Fire" é uma sigla para "Fully Integrated Robotised Engine", que em português significa "Motor Completamente Fabricado por Robôs" Foto: Fiat/Divulgação

Segundo a Stellantis, os novos motores também trazem uma melhora significativa no consumo. No caso do Fiorino, por exemplo, o consumo com etanol subiu 7,27% na cidade (8,7 km/l) e 14,56% na estrada (9,6 km/l).

Os motores Fire e Fire Evo seguiam o ciclo Otto, uma tecnologia mais antiga e menos eficiente em termos de emissões e consumo de combustível. Com a entrada em vigor do Proconve L8, todos os veículos precisam atender a padrões mais rígidos de emissão de poluentes, forçando as montadoras a investir em motores mais modernos e em tecnologias de controle de poluição.

Fiat Fiorino 2024 branco de frente estacionado
Fiat Fiorino 2024 branco de frente estacionado Foto: Divulgação/Fiat

O Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) é uma norma brasileira que busca reduzir os gases emitidos pelos automóveis, como monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx). A legislação exige motores mais eficientes e com menores índices de emissão até. Ele será dividido em três fases de dois em dois anos — 2025; 2027 e 2029.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!