x
UAI
condições dignas

BYD muda condições de trabalho em sua fábrica na Bahia após denúncias

Montadora chinesa anunciou novas instalações e criou um comitê para evitar novas irregularidades

Publicidade
BYD muda condições de trabalho em sua fábrica na Bahia após denúncias
BYD muda condições de trabalho em sua fábrica na Bahia após denúncias Foto: Divulgação

A BYD divulgou nesta quinta-feira (15) mudanças importantes nas condições de trabalho dos funcionários chineses que atuam em sua fábrica em Camaçari (BA). Após denúncias de maus-tratos e condições insalubres no local, a empresa divulgou fotos e informações das instalações dos trabalhadores.

Nas imagens e, segundo a BYD, os refeitórios são compartilhados com os funcionários brasileiros e acomodações em hotéis da região com 1,3 mil quartos, que consegue atender até 2,2 mil trabalhadores. Essas mudanças ocorrem após a Agência Pública, em novembro de 2024, revelar que mais de 400 trabalhadores chineses da empreiteira Jianjing, contratada pela BYD, viviam em condições degradantes. 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encontrou irregularidades graves, como camas sem colchões, banheiros precários e falta de higiene nos alojamentos. Além disso, houve denúncias de violência e agressões, que a BYD admitiu terem ocorrido dentro de suas instalações.

BYD muda condições de trabalho em sua fábrica na Bahia após denúncias
BYD muda condições de trabalho em sua fábrica na Bahia após denúncias Foto: Divulgação

Com o objetivo de evitar novos problemas, a BYD anunciou a criação de um comitê de compliance, formado por consultores independentes, especialistas em segurança do trabalho e direitos trabalhistas, além de representantes da montadora. 

Esse grupo terá a missão de monitorar e garantir condições dignas para todos os trabalhadores, brasileiros e estrangeiros, durante as obras e operações da fábrica. Antes das mudanças, trabalhadores chineses eram obrigados a pegar alimentos de caixas térmicas e viviam em alojamentos improvisados. 

A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no Brasil para transformar a antiga fábrica da Ford em Camaçari em um polo de produção de veículos híbridos e elétricos. Os dois primeiros modelos confirmados para fabricação local são o Song Pro e o Dolphin Mini, com início previsto para este ano. Além disso, a empresa também planeja produzir motores híbridos-flex no país.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!