Assim como aconteceu com o Jeep Compass e o Renegade, a Fiat Toro equipada com o motor 1.3 turbo flex (T270) também sofreu uma redução de potência devido às novas regras do Proconve L8. A potência, que antes era de 180 cv na gasolina e 185 cv no etanol, agora é de 176 cv em ambos os combustíveis.
Fazendo uma conta básica, isso representa uma perda de 2,2% na gasolina e 4,9% no etanol, ou seja, menos 4 cv na gasolina e 9 cv no etanol. Ainda não há informações sobre mudanças no pico de rotação em que a potência máxima é entregue, que antes era de 5.750 rpm. Por outro lado, o torque permanece inalterado, com 27,5 kgfm, e o câmbio continua sendo o automático de seis marchas.
Essa redução de potência aconteceu para atender às novas exigências do Proconve L8, programa criado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), com objetivo de reduzir a emissão de poluentes pelos veículos.
Na prática, isso significa que as montadoras precisaram recalibrar motores e fazer ajustes técnicos para tornar os carros mais limpos ambientalmente, mesmo que isso, em alguns casos, resulte em uma leve perda de desempenho.
O Proconve L8 entrou em vigor em 2025 e será implementado em três etapas: a primeira já em 2025, seguida por novos avanços nas emissões em 2027 e 2029. Essas mudanças afetam diretamente os motores que utilizam combustíveis fósseis, exigindo tecnologias mais avançadas e limpas.
As versões turbodiesel da Fiat Toro, no entanto, não sofreram alterações. Elas continuam sendo equipadas com o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de nove marchas.
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