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legislação OBRIGOU

Fiat Toro perde potência no motor turbo flex T270

Alteração foi para atender às normas de emissões de poluentes

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Fiat Toro
Fiat Toro Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Assim como aconteceu com o Jeep Compass e o Renegade, a Fiat Toro equipada com o motor 1.3 turbo flex (T270) também sofreu uma redução de potência devido às novas regras do Proconve L8. A potência, que antes era de 180 cv na gasolina e 185 cv no etanol, agora é de 176 cv em ambos os combustíveis.

Fazendo uma conta básica, isso representa uma perda de 2,2% na gasolina e 4,9% no etanol, ou seja, menos 4 cv na gasolina e 9 cv no etanol. Ainda não há informações sobre mudanças no pico de rotação em que a potência máxima é entregue, que antes era de 5.750 rpm. Por outro lado, o torque permanece inalterado, com 27,5 kgfm, e o câmbio continua sendo o automático de seis marchas.

Essa redução de potência aconteceu para atender às novas exigências do Proconve L8, programa criado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), com objetivo de reduzir a emissão de poluentes pelos veículos. 

Na prática, isso significa que as montadoras precisaram recalibrar motores e fazer ajustes técnicos para tornar os carros mais limpos ambientalmente, mesmo que isso, em alguns casos, resulte em uma leve perda de desempenho.

Fiat Toro Tributo 125
Fiat Toro Tributo 125 Foto: Divulgação

O Proconve L8 entrou em vigor em 2025 e será implementado em três etapas: a primeira já em 2025, seguida por novos avanços nas emissões em 2027 e 2029. Essas mudanças afetam diretamente os motores que utilizam combustíveis fósseis, exigindo tecnologias mais avançadas e limpas.

As versões turbodiesel da Fiat Toro, no entanto, não sofreram alterações. Elas continuam sendo equipadas com o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de nove marchas.