O republicano Donald Trump anunciou quais serão as suas primeiras medidas como 47º presidente dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20), em discurso de posse realizado no Capitólio, em Washington D.C. Reiterando uma de suas promessas de campanha, o novo mandatário prometeu "salvar" a indústria automobilística norte-americana acabando com a entrada de veículos eletrificados no país.
Em tom firme, Trump disse irá revogar "o mandato do veículo elétrico" e prometeu aos estadunidenses que todos poderão "comprar o carro de sua escolha". A crítica do presidente republicano refere-se à política adotada pelo antecessor Joe Biden, que planejava ter 50% dos carros vendidos nos EUA com motor elétrico até 2030.
"Com minhas ações de hoje, acabaremos com o New Deal verde e revogaremos o mandato do veículo elétrico, salvando nossa indústria automobilística e mantendo minha promessa sagrada aos nossos incríveis trabalhadores no setor. Em outras palavras, você poderá comprar o carro de sua escolha", declarou Trump.
O que Trump deve fazer?
Uma das medidas, já citadas por Trump em outros discursos, é a criação de tarifas de até 200% sobre carros fabricados na China e no México, além de incentivos fiscais para veículos feitos nos Estados Unidos.
Trump também já afirmou que eliminará os estímulos para veículos elétricos e ampliará a exploração de petróleo no país. O argumento é que essas ações reduzirão o preço dos combustíveis e restaurarão a competitividade da indústria automobilística americana.
"Com as minhas políticas, vamos ter um renascimento da indústria no estado. Vamos ter um êxodo maciço de empregos da indústria do México e de Xangai para Michigan", declarou Trump, em um de seus discursos durante a campanha.
Impactos
As ações de Trump vão na contramão da tendência mundial. Em meio avanço do aquecimento global e ao aumento de tragédias climáticas, especialistas apontam que a redução na emissão de CO2 é extremamente necessária para evitar um caos ainda pior.
Segundo a imprensa norte-americana, porém, documentos apresentados por funcionários do alto escalão da administração de Trump sugerem que o governo irá propor o retorno dos índices de emissões de poluentes de 2019. Na prática, isso significaria que as emissões por milha por veículo poderá subir em 25%.
A forte taxação de Trump contra as indústrias mexicanas e chinesas também devem impactar no mercado global. Com impostos mais pesados na União Europeia e a iminência de novas barreiras de entrada na América do Norte, o Brasil pode despontar como principal mercado consumidor de carros chineses no ocidente.
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