A Renault confirmou à reportagem do Portal Vrum que os modelos Stepway e Oroch Turbo não são mais produzidos no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais (PR). Os rumores de fim de produção do Stepway já circulavam há algum tempo, mas o fim da produção da versão mais potente da picape aconteceu de forma repentina.
Stepway marca o fim da família Sandero no Brasil
O fim da produção do Stepway simboliza o fim do projeto do Sandero no mercado brasileiro. Lançado em 2007 na Europa, o modelo foi apresentado como um projeto da Dacia, uma empresa do Grupo Renault com sede na Romênia, que produz veículos de baixo custo para a Europa, principalmente o leste do continente.
A produção no Brasil começou no fim de 2007 e durou até outubro de 2022, quando o nome Sandero saiu do mercado brasileiro. Na ocasião, o carro seguiu em produção, mas batizado de Stepway.
Stepway inicialmente era a versão “aventureira” do Sandero e estreou no mercado em 2008. A expectativa era que a produção do Stepway fosse encerrada com o lançamento do Kardian no Brasil, mas o modelo foi mantido até agora. Ano passado, o Logan, também derivado do Sandero, teve sua produção encerrada.
No site da Renault ainda é possível encontrar unidades do Stepway, oferecido por R$ 86.990 e com motor 1.0 de 82 cv no etanol e 79 cv na gasolina.
Kardian é baseado no novo Sandero
Na Europa, o Sandero ainda é muito forte nas vendas e recebeu uma segunda geração, que serviu como base para a Renault desenvolver o Kardian.
Entretanto, o Kardian é produzido a partir da plataforma RGMP (Renault Global Modular Platform), enquanto o Sandero europeu usa a base CMF-B, mas existem semelhanças entre os dois carros. O modelo nacional é mais alto, justamente para se enquadrar como SUV compacto, e usa motores exclusivos.
Oroch turbo dá adeus
A versão Outsider era a única da Oroch a oferecer o motor 1.3 Tce de 170 cv e 27,5 kgfm de torque. O modelo topo de linha segue disponível no site da Renault por R$ 156.970. Vale ressaltar que as versões pro, intense e iconic, todas com motor 1.6 de 120 cv seguem em linha normalmente.
Duster será afetado?
O SUV também é equipado com o motor 1.3 turbo na versão iconic, mas de acordo com a Renault, sua produção segue mantida.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!