x
UAI
Fim da linha

Renault confirma fim de produção de Stepway e Oroch Turbo

Picape intermediária segue em linha nas versões com motor 1.6 aspirado

Publicidade
Renault Stepway estava em produção desde 2022
Renault Stepway estava em produção desde 2022 Foto: Divulgação/Renault

A Renault confirmou à reportagem do Portal Vrum que os modelos Stepway e Oroch Turbo não são mais produzidos no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais (PR). Os rumores de fim de produção do Stepway já circulavam há algum tempo, mas o fim da produção da versão mais potente da picape aconteceu de forma repentina.

Stepway marca o fim da família Sandero no Brasil

O fim da produção do Stepway simboliza o fim do projeto do Sandero no mercado brasileiro. Lançado em 2007 na Europa, o modelo foi apresentado como um projeto da Dacia, uma empresa do Grupo Renault com sede na Romênia, que produz veículos de baixo custo para a Europa, principalmente o leste do continente.

A produção no Brasil começou no fim de 2007 e durou até outubro de 2022, quando o nome Sandero saiu do mercado brasileiro. Na ocasião, o carro seguiu em produção, mas batizado de Stepway.

Renault Sandero Stepway 2008 vermelho, em movimento, com gramado ao fundo
Stepway chegou ao mercado em 2008, como versão aventureira do Sandero Foto: Oswaldo Palermo/Renault/Divulgação

Stepway inicialmente era a versão “aventureira” do Sandero e estreou no mercado em 2008. A expectativa era que a produção do Stepway fosse encerrada com o lançamento do Kardian no Brasil, mas o modelo foi mantido até agora. Ano passado, o Logan, também derivado do Sandero, teve sua produção encerrada

No site da Renault ainda é possível encontrar unidades do Stepway, oferecido por R$ 86.990 e com motor 1.0 de 82 cv no etanol e 79 cv na gasolina. 

Kardian é baseado no novo Sandero

Na Europa, o Sandero ainda é muito forte nas vendas e recebeu uma segunda geração, que serviu como base para a Renault desenvolver o Kardian. 

Entretanto, o Kardian é produzido a partir da plataforma RGMP (Renault Global Modular Platform), enquanto o Sandero europeu usa a base CMF-B, mas existem semelhanças entre os dois carros. O modelo nacional é mais alto, justamente para se enquadrar como SUV compacto, e usa motores exclusivos.

Oroch turbo dá adeus

A versão Outsider era a única da Oroch a oferecer o motor 1.3 Tce de 170 cv e 27,5 kgfm de torque. O modelo topo de linha segue disponível no site da Renault por R$ 156.970. Vale ressaltar que as versões pro, intense e iconic, todas com motor 1.6 de 120 cv seguem em linha normalmente.

Duster será afetado?

O SUV também é equipado com o motor 1.3 turbo na versão iconic, mas de acordo com a Renault, sua produção segue mantida.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!