O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quarta-feira (22), o contrato de concessão da BR-381, no trecho de 303,4 km que liga Belo Horizonte (MG) a Governador Valadares (MG). O evento, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, celebrou o contrato com a 4UM Investimentos, que ganhou a licitação em agosto de 2024 e será responsável pela estrada pelos próximos 30 anos. Segundo Lula, com a concessão, a conhecida "Rodovia da Morte" será rebatizada de "Estrada da Vida".
O que muda?
A BR-381 é conhecida como "Rodovia da Morte" por ser repleta de curvas sinuosas, com asfalto mal cuidado e de pistas simples. Além disso, o trecho em questão é marcado pelo intenso fluxo de caminhões e veículos pesados, que passam pelo chamado Vale do Aço. A combinação de fatores faz com que a estrada apareça entre as mais perigosas do Brasil.
O contrato de concessão prevê o aporte de R$ 10 bilhões na BR-381, sendo que 4UM Investimentos tem até 30 dias para assumir a rodovia. Inicialmente, serão instalados cinco praças de pedágio, que serão colocadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
A cobrança da tarifa acontecerá apenas 12 meses depois da empresa tomar o controle da estrada. O preço de cada pedágio ficará entre R$ 10,75 e R$ 13,75, segundo o edital. Além disso, o contrato firmado pelo governo federal com a concessionária prevê uma série de reformas no trecho. Veja algumas abaixo:
- 134,27 kms de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos);
- 83 kms de faixas adicionais;
- 51 correções de traçado;
- Diversas áreas de escape;
- Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;
- 23 passarelas para a travessia de pedestres.
- Pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO);
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