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"Rodovia da Morte": veja o que vai mudar com a concessão da BR-381

Presidente Lula assinou contrato nesta quarta-feira; empresa será responsável pelo trecho por 30 anos

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BR-381 é considerada uma das rodovias mais perigosas do Brasil
BR-381 é considerada uma das rodovias mais perigosas do Brasil Foto: Maior quantidade de mortes - 334 em 2010 - foi registrada em acidentes na BR-381. No trecho de maior risco, carros se cruzam a poucos centímetros na pista sinuosa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quarta-feira (22), o contrato de concessão da BR-381, no trecho de 303,4 km que liga Belo Horizonte (MG) a Governador Valadares (MG). O evento, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, celebrou o contrato com a 4UM Investimentos, que ganhou a licitação em agosto de 2024 e será responsável pela estrada pelos próximos 30 anos. Segundo Lula, com a concessão, a conhecida "Rodovia da Morte" será rebatizada de "Estrada da Vida"

O que muda?

A BR-381 é conhecida como "Rodovia da Morte" por ser repleta de curvas sinuosas, com asfalto mal cuidado e de pistas simples. Além disso, o trecho em questão é marcado pelo intenso fluxo de caminhões e veículos pesados, que passam pelo chamado Vale do Aço. A combinação de fatores faz com que a estrada apareça entre as mais perigosas do Brasil. 

O contrato de concessão prevê o aporte de R$ 10 bilhões na BR-381, sendo que 4UM Investimentos tem até 30 dias para assumir a rodovia. Inicialmente, serão instalados cinco praças de pedágio, que serão colocadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

A cobrança da tarifa acontecerá apenas 12 meses depois da empresa tomar o controle da estrada. O preço de cada pedágio ficará entre R$ 10,75 e R$ 13,75, segundo o edital. Além disso, o contrato firmado pelo governo federal com a concessionária prevê uma série de reformas no trecho. Veja algumas abaixo:

  • 134,27 kms de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos);
  • 83 kms de faixas adicionais;
  • 51 correções de traçado;
  • Diversas áreas de escape;
  • Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;
  • 23 passarelas para a travessia de pedestres.
  • Pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO);

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