x
UAI
Saiba como se proteger

Verão: Saiba como proteger seu carro de chuvas de granizo e alagamentos

Casos de chuva de granizo estão cada vez mais frequentes e seguro pode cobrir eventuais danos; entenda todos os detalhes

Publicidade
Chuva preta e ácida podem danificar a pintura do carro? Como prevenir?
Chuva preta e ácida podem danificar a pintura do carro? Como prevenir? Foto: Divulgação

Quem nunca se desesperou com uma chuva de granizo ou ao perceber um início de alagamento enquanto dirigia? Esses cenários são mais comuns de acontecer no verão, entre dezembro e março. Na última semana, municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul registraram ocorrências de granizo. Saiba como proteger o seu carro dessas situações:

O que é o granizo?

Belo Horizonte está entre as cidades mineiras com risco de chuva de granizo
Belo Horizonte está entre as cidades mineiras com risco de chuva de granizo Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

O granizo é simplesmente água em estado sólido, ou seja, gelo, que chega ao solo. O processo de formação do granizo acontece dentro das nuvens quando uma corrente de ar leva gotículas de água da parte baixa da nuvem para a parte elevada, onde a temperatura chega a -40 ºC.

Essa mudança de temperatura congela essas gotículas de água, que ficam pesadas e retornam para a parte baixa da nuvem, dando início a um ciclo que gera pedras de granizo maiores e mais pesadas. Em determinado momento, a nuvem fica muito pesada e acontece a precipitação (chuva) do granizo. 

O granizo pode ter dimensões variadas e chegar ao solo com velocidades de até 160 km/h, o que pode provocar grandes danos. Para entender como se proteger do granizo, conversamos com Dennis Castanheira da Enjoy Corretora.

Qual cobertura de seguro contratar?

Teto de veículo danificado por chuva de granizo
Teto de veículo danificado por chuva de granizo Foto: Reprodução/Hans/Pixabay

Segundo Castanheira, o seguro pode contar com várias coberturas, mas para quem quer se proteger totalmente, é necessário a opção mais ampla: 

“O seguro tem várias coberturas e a que cobre esse tipo de evento, chamado de causas externas, é a cobertura compreensiva. Existe a compreensiva, contra roubo e para terceiros.

Não dá pra contratar somente a cobertura contra danos por fatores externos, é necessário contratar a cobertura compreensiva para veículos, que cobre roubo, colisão, danos externos causados por queda de árvore, incêndio, alagamento”, diz Castanheira.

No caso de uma chuva de granizo, não é possível ter noção do estrago até que ele aconteça, portanto, uma cobertura mais ampla pode ser o ideal:

“Em um dano pequeno você paga a franquia e a seguradora arca com os demais custos, mas em caso de um dano mais amplo acontece a indenização integral e não é descontada da franquia”, explica o corretor.

Maior granizo registrado em solo brasileiro mede 14,6cm
Maior granizo registrado em solo brasileiro mede 14,6cm Foto: PREVOTS/Renato Ignácio Hermes/Climatempo

Como a franquia de seguro pode pesar muito no orçamento de muitos motoristas, o corretor explica que é possível contratar coberturas acessórias, que são mais em conta e protegem contra danos específicos, mas só podem ser contratadas a partir da cobertura compreensiva: 

“É possível ter cobertura acessórias, como por exemplo, cobertura para vidros ou para pequenos amassados. Nesses casos, o cliente paga uma franquia menor e tem os vidros trocados ou pequenos amassados reparados por um profissional de martelinho de ouro”, conclui.

Seguradora pode se recusar a indenizar o cliente?

Quem contrata a cobertura compreensiva, precisa ficar atento ao modo como usa o carro, afinal, isso pode fazer a seguradora recusar o reembolso.

20211109154335538797o
Principal recomendação em alagamentos é evitar arriscar Foto: Reprodução

Castanheira reforça que embora seu carro esteja seguro contra alagamentos, por exemplo, se arriscar e tentar atravessar zonas alagadas não é o ideal, o que pode gerar danos ao carro e a seguradora se negar a pagar a indenização.

“A cobertura compreensiva protege contra alagamentos e enchentes, mas o segurado precisa ter o cuidado de não se arriscar. Uma situação onde o carro está parado no trânsito estacionado e a água subir, o cliente ficará seguro. Já caso o cliente se arrisque ao atravessar uma área alagada e tenha calço hidráulico, a seguradora tem direito a negar a indenização, já que o cliente assumiu o risco ao tentar atravessar a área de risco”, detalhou o corretor.