A Ram vai finalmente entrar na briga entre as picapes médias. A Stellantis, grupo que detém a marca, confirmou ao site Motor1.com EUA que a nova picape está em desenvolvimento e deve chegar ao mercado em 2027.
A ideia é competir diretamente com modelos como Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e outras do segmento. A novidade foi impulsionada pelo desejo de tornar as picapes mais acessíveis em meio aos preços altos das caminhonetes de grande porte.
A nova geração da Dakota?
A última vez que a Ram teve uma picape média em sua linha foi com a Dakota, produzida até 2011 nos Estados Unidos. No Brasil, a Dakota foi vendida até o ano 2000, mas desde então a marca ficou sem uma representante nesse segmento. Agora, com a nova picape, muitos especulam que ela pode até resgatar o nome Dakota, mas isso ainda não foi confirmado.
A diferença é que, ao contrário da Ram 1200, que foi criada com base em um projeto chinês conjunto com a Fiat e a Peugeot, a nova picape será feita pelo próprio DNA da Ram.
É possível que a nova caminhonete venha como base na nova plataforma STLA Frame. Essa arquitetura foi projetada pela Stellantis para veículos grandes, como SUVs e picapes, e pode acomodar motores híbridos, elétricos e até movidos a hidrogênio.
O que esperar da nova picape?
A STLA Frame promete números de autonomia elétrica de até 1.100 km, com extensão de alcance de 800 km, capacidade de carga de até 1.224 kg e de reboque de até 6.350 kg.
Segundo o CEO da Ram, Tim Kurnick, o mercado de picapes está cada vez mais caro, o que tem afastado consumidores de modelos grandes. A solução? Trazer uma picape média com o DNA da Ram para preencher essa lacuna e oferecer algo mais acessível, mas sem perder a essência de robustez e desempenho que o público espera.
Além disso, o segmento de picapes médias continua crescendo tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. A expectativa é que a nova picape seja lançada primeiro nos Estados Unidos, onde o público de picapes médias está em expansão. No Brasil, é possível vermos logo em seguida.
Por aqui, a Ram já tem uma presença forte com a Rampage, que se posiciona entre as picapes compactas e médias — foi ela que ajudou e muito às vendas da Ram em 236% em 2023.