O Volkswagen Polo GTS está prestes a se despedir do mercado nacional como aconteceu com seu irmão sedã, o Virtus GTS, em 2023. O modelo, assim como vem ocorrendo com a onda de SUVs, irá perder espaço para abrir caminho ao Nivus GTS, que chega este ano no Brasil.
O Portal Vrum apurou com fontes ligadas à Volkswagen que o Polo GTS já parou de ser fabricado na planta da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). Desta forma, sem a versão GTS, a planta da Volkswagen abre mais espaço para a produção da versão Track do Polo, que é a configuração que mais ajuda o hatch ser o carro de passeio mais comercializado entre os brasileiros.
Não é segredo que a Volkswagen tem apostado cada vez mais nos SUVs. O segmento, que domina as vendas tanto no Brasil, está no centro das estratégias da marca. Um exemplo claro disso é o lançamento do Volkswagen Tera, previsto para este ano, que será o SUV de entrada da montadora.
Com preços que devem se aproximar das versões do Polo, como a Highline e a Comfortline, o Tera pode acabar canibalizando o hatch compacto no futuro pela moda dos SUVs.
Procurada pela reportagem do Portal Vrum, a Volkswagen não se manifestou sobre os questionamentos da saída do Polo GTS até o fechamento desta matéria.
Essa decisão de tirar o Polo GTS de linha foi tomada para dar lugar ao Nivus GTS. O Polo GTS vem enfrentando dificuldades nas vendas devido ao seu preço elevado, como apurou o Vrum. Consequentemente, o estoque ainda é grande.
O hatch com pegada esportiva custa R$ 158.990, um valor que coloca o Polo GTS em concorrência com carros de segmentos mais refinados. Ainda que tenha uma proposta de esportividade, com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, câmbio automático de seis marchas e visual diferenciado, o modelo não conseguiu alavancar nas vendas.
Os estoques à venda são modelos 2024/2025, o que reforça ainda mais a informação de que o modelo foi fabricado até o ano passado.
Com a saída do Polo GTS, o Nivus GTS irá se tornar o único modelo com apelo esportivo nacional da Volkswagen, já que o Jetta GLI, um esportivo, é importado do México.
O SUV compacto, que já tem grande aceitação no mercado, promete atrair ainda mais consumidores com seu motor 1.4 TSI, o mesmo do Polo GTS, mas em um formato que agrada mais ao público atual: o de um SUV.
Com isso, a Volkswagen, portanto, reforça sua linha de SUVs no Brasil, que já conta com modelos como o futuro Tera, Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas