O mercado de carros eletrificados deve crescer significativamente em 2025. Essa, ao menos, é a projeção feita pela consultoria britânica RHO Motion, que divulgou um estudo sobre o tema na semana passada. Segundo o levantamento, a expectativa é que as vendas de veículos elétricos e híbridos cheguem a 20 milhões em todo o mundo, o que representaria um crescimento de 18% em comparação com os dados de 2024.
De acordo com o estudo, Estados Unidos, Canadá, China e Europa são alguns dos mercados devem puxar a alta dos eletrificados. Mais especificamente na América do Norte, mesmo com o retorno de Donald Trump ao poder, o crescimento pode chegar a 16%. Isto porque, ainda que o novo presidente dos EUA adote políticas contra os carros elétricos, essas medidas não devem surtir efeito ainda em 2025.
Já a Europa, que viu as vendas de elétricos e híbridos caírem em 3% no ano passado, deve passar por um momento de alta. A expectativa da consultoria britânica mostra um aumento de 15% de emplacamentos em relação aos dados de 2024. O principal motivo para este otimismo é a chegada de automóveis eletrificados mais acessíveis para a população.
Já a China a continuará comandando o segmento de carro de eletrificados, segundo o estudo da RHO Motion. A previsão é de 12,9 milhões de veículos vendidos, representando um crescimento de 17%. "O domínio da China no mercado global não vai desaparecer este ano, com diversas novas fábricas programadas para serem inauguradas ao redor do mundo, expandindo sua presença internacionalmente", prevê a chefe de pesquisa da RHO Motion, Iola Hughes.
A pesquisa não cita especificamente o Brasil, que ganhará fábricas da BYD e GWM ainda neste ano. Ainda assim, o país emplacou 177,3 mil veículos eletrificados no ano passado, contabilizando uma alta de 89%. A tendência, desta forma, é que o público brasileiro continue comprando modelos elétricos e híbridos em 2025.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!