Os radares com efeito Doppler, chamado de "inteligentes" e fabricado pela empresa brasileira Velsis, não estão sendo usados apenas no Brasil. Recentemente, o governador de El Salvador decidiu implementar 65 desses aparelhos para aumentar a fiscalização e reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. A medida, porém, não foi isolada. As autoridades do país da América Central decidiu adotar um conjunto de soluções integradas de monitoramento de trânsito, que foram fabricadas em território brasileiro.
A iniciativa de El Salvador também inclui a instalação de nove balanças de pesagem em movimento, equipamentos avançados de análise de tráfego que permitem monitorar o peso dos veículos sem interromper o fluxo viário. Quanto ao radares Doppler da Velsis, eles possibilitam a detecção de infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre e uso indevido de faixas exclusivas, além de auxiliar no monitoramento da pesagem veicular.
Além da fiscalização, o governo el salvadorenho também investiu em uma solução desenvolvida no Brasil que permite armazenar, processar e exibir dashboards analíticos para planejamento de trânsito e da segurança viária. Chamada de Falcon VS, a plataforma integra dados de câmeras de segurança e radares de trânsito, possibilitando o monitoramento de placas de veículos, e a emissão de alertas automáticos para situações críticas, como tráfego de veículos roubados, sonegação fiscal e excesso de peso.
Segundo o ministro de ministro de Obras Públicas e Transporte de El Salvador, Romeo Rodríguez Herrera, as estratégias já surtiram efeito. Na comparação com os dados de 2022, o país apresentou redução em 20% no número de acidentes em trajetos, diminuição no número de de mortes no trânsito em 37%, queda no número de feridos em 16% e um aumento de 45% na captura de infratores perigosos. A expectativa, agora, é que esses números continuem melhorando nos próximos anos.
Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion