x
UAI
Segmento em alta!

Nissan trabalha SUV abaixo do Kicks para enfrentar Pulse, Kardian e Tera

Fabricante irá ampliar portfólio de produtos no Brasil e na América Latina, segundo site

Publicidade
Parceria comercial entre Nissan e Renault pode estar com os dias contados
Parceria comercial entre Nissan e Renault pode estar com os dias contados Foto: Benoit Tessier/Reuters

Durante a apresentação do Nissan Kicks Play, Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil, confirmou aos jornalistas que a fabricante trabalha em um segundo SUV de produção local, além do já esperado Kicks de segunda geração.

De acordo com o executivo argentino, “O novo SUV chega dentro do próximo ano fiscal”. Isso significa que o próximo lançamento deve chegar ao mercado entre março de 2025 e abril de 2026. Além disso, o modelo será exportado para mais de 20 países, aproveitando a capacidade produtiva do Complexo Industrial de Resende.

Segundo apuração do Autos Segredos, o SUV compacto chegará ao mercado para substituir justamente o Nissan Kicks Play, lançado nesta semana. 

O portal afirma que o novo SUV compacto da Nissan será o Magnite, vendido na índia desde 2020. Entretanto, o modelo receberá algumas adaptações para se tornar mais atrativo ao público brasileiro e também otimizar os custos de produção.

Ainda de acordo com o Autos Segredos, uma dessas modificações será justamente a plataforma. Na índia, o modelo é produzido a partir da base CMF-A+, mas por aqui a base utilizada será a CMF-B, a mesma utilizada pela segunda geração do Kicks, o que garantirá um Magnite mais moderno e seguro.

Como é o Nissan Magnite?

Medindo 3,99 metros de comprimento, 1,57 m de altura, 1,75 m de largura e 2,5 m de entre-eixos, o Magnite é o menor SUV vendido pela Nissan, mas possui dimensões próximas às apresentadas por Renault Kardian e Fiat Pulse. O destaque negativo fica somente pelos 336 litros de porta-malas, bem abaixo dos 370 litros do Pulse e 410 litros do Kardian.

Inicialmente apresentado na Índia, o modelo está presente em países como Moçambique, Indonésia, África do Sul, entre outros.

O modelo é oferecido com motor três cilindros. A opção de entrada entrega 72 cv de potência e 9,7 kgfm de torque e oferece transmissão manual ou automatizada de cinco velocidades. A configuração mais potente oferece 100 cv e 16,3 kgfm de torque, com transmissão manual ou automática do tipo CVT.

No Brasil, o mais provável é que o motor 1.0 turbo seja o mesmo utilizado pelo Renault Kardian, mas com leves alterações de calibração. O mesmo deve acontecer com o Kicks de segunda geração. Vale ressaltar que Renault e Nissan são parceiras desde a virada do milênio e compartilham plataformas e motores em seus carros.

Na Índia, o modelo topo de linha conta com multimídia de 8 polegadas - similar à oferecida pela Renault - painel de instrumentos digital de 7”, carregador de celular sem fio, iluminação ambiente e ar-condicionado digital. Coincidência ou não, itens muito próximos ao apresentado pelo Renault Kardian.

Em termos de segurança são 6 airbags de série, controles de estabilidade e tração, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera 360º.