A Ford já tem um plano para se recuperar da queda de vendas de carros elétricos - em 2024, a montadora amargou um recuo de 9% a nível global. De acordo com o CEO da fabricante norte-americana, Jim Farley, empresa está desenvolvendo plataformas de SUV e picapes projetadas para veículos elétricos com extensores de alcance a gasolina, chamados de REx.
"Ficamos realmente impressionados que os clientes pensaram nesses veículos como EVs. Eles não pensam neles como híbridos ou híbridos plug-in. Eles usam 95% das milhas como elétricos e os conectam todas as noites", disse Farley, em entrevista concedida à mídia britânica "Autocar".
O CEO da Ford diz que a produção dos carros REx é mais econômica, já que eles possuem uma bateria pequena, muito menor que as de um veículo 100% elétrico. Além disso, Farley ressalta a vantagem para os motoristas. "Para o cliente, você pode comprar um veículo elétrico que é totalmente comparável a um veículo a combustão em termos de custo", declarou.
"Como não há transmissão, nem engrenagens, nem linha de transmissão, não há eixos duplicados, não há trem de força duplicado, o investimento incremental de instalação desse motor de combustão é mínimo para o cliente", finalizou o executivo.
A Ford vendeu cerca de 105 mil carros elétricos em 2024, uma queda de aproximadamente 9% em comparação com 2023. O modelo que mais puxou o recuo foi o Mustang March E, despencando 35% no período de 12 meses.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!