As linhas de produção do Chevrolet Onix serão paralisadas por dois meses segundo o sindicato dos metalúrgicos de Gravataí (RS).O modelo mais vendido pela marca no país em 2024, ficará quase 70 dias sem novas unidades.
A informação foi confirmada pela reportagem do Vrum pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), Valcir Ascari:
"Vamos suspender a fábrica a partir do dia 22 de abril pelo período de 2 meses e oito dias, será apenas um turno".
De acordo com o sindicalista, o que motivou a paralisação momentânea da fábrica são apenas questões mercadológicas, mas ressaltou a conquista de direitos importantes para os funcionários.
"A suspensão é por uma questão de mercado. Garantimos o pagamento do vale-alimentação de R$ 350, 13 º integral e, caso alguém seja demitido, o pagamento de dois salários", concluiu.
Procuramos a General Motors através da assessoria de imprensa da Chevrolet, mas não obtivemos resposta até o momento. A reportagem será atualizada quando obtivermos resposta.
No ano em que a Chevrolet completa 100 anos de presença no Brasil, o seu modelo mais vendido nos últimos anos é justamente o Onix. Após encerrar 2024 com 97.503 emplacamentos, o modelo de entrada da fabricante emplacou 5.576 unidades em janeiro, sendo o terceiro carro mais vendido do país.
Apesar dos bons números, a produção será mesmo interrompida, ainda que momentaneamente. A suspensão das atividades em abril será a segunda somente em 2025.
De acordo com o Simgra, a planta gaúcha ficará parada por 30 dias a partir do dia 17 de fevereiro. O sindicato informou que segundo a própria fabricante, a paralisação deste mês será para realizar intervenções técnicas na linha de montagem.
Onix será renovado em breve
Com cinco lançamentos confirmados para 2025, a Chevrolet prepara a reestilização do Onix para este ano. O modelo já foi flagrado em testes pelo país ainda no ano passado, tanto nas carrocerias hatchback quanto sedã.
É possível que as mudanças realizadas na fábrica sejam realmente para adequar o maquinário para produzir o novo visual da linha Onix. É importante lembrar que a fábrica de Gravataí receberá 1,2 bilhão em investimento.
Ainda não se sabe se o modelo terá alterações mecânicas. Na virada do ano, o SUV Tracker recebeu alterações na parte mecânica, tendo recebido injeção direta de combustível e novas calibrações.
A configuração 1.0 turbo, compartilhada por Onix e Tracker, passou de 116 cv e 16,8 kgfm de torque no etanol para 121 cv e 18,9 kgfm. Com gasolina, a motorização também teve ganho de potência, pulando de 116 cv para 117 cv, enquanto o torque cresceu de 16,3 kgfm para 18,3 kgfm.
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