O nome Doblò não é mais visto nas lojas da Fiat desde 2021, quando o utilitário teve sua produção encerrada em Betim. Apesar disso, o modelo se manteve em produção na Europa, onde está na terceira geração, e voltará a ser vendida no Brasil em breve, segundo apuração do Automais.
De acordo com o site, a Stellantis irá usar a fábrica da Nordex, no Uruguai, para produzir o Fiat Doblò na América do Sul. As variantes de Peugeot e Citroën (Partner e Berlingo, respectivamente) também são cogitadas, mas não estão confirmadas, uma vez que a divisão comercial da Fiat é quem mais vende.
O site afirma ainda que o Doblò retornará somente na variante utilitária e modelos de passageiros não será disponibilizada, pelo menos inicialmente.
A planta uruguaia é responsável pela produção de Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo, além da Ford Transit. A Fiat Titano ainda é produzida por lá, mas a própria Stellantis da América do Sul já confirmou que a picape média terá sua produção transferida para a Argentina.
Qual o motor do Doblo?
Segundo o Automais, o motor ainda não foi confirmado. Na Europa, o Doblo e suas variantes de Peugeot e Citroën usam motor 1.2 Turbo de 110 cv somente a gasolina, mas há também variante 1.5 turbodiesel de 130 cv.
Por aqui, ainda não se sabe qual motor será escolhido, mas o site especula o 1.3 aspirado de quatro cilindros Firefly de 107 cv, ou mesmo o 1.0 turbo (T200) de 130 cv. Para o uso nos modelos comerciais, os motores (e também a estrutura dos veículos) precisam ser adaptados, mas já rodam em testes.
Modelos elétricos não estão descartados
Na Europa, Doblo, Partner e Berlingo também são oferecidos com motorização elétrica de 136 cv de potência e 25 kgfm de torque máximo e alcance para 330 km no ciclo WLTP. Essas versões podem sim chegar ao Brasil em breve, mas seriam importadas da Europa.
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