x
UAI
PROJEÇÃO

Vendas de carros devem subir 1,7% no mundo em 2025

O crescimento modesto tem relação com vários fatores, como aumento no custo de produção e instabilidade política

Publicidade
Tesla Model Y ficou com linhas ainda mais minimalistas no exterior
Tesla Model Y ficou com linhas ainda mais minimalistas no exterior Foto: Divulgação

O mercado global de venda de carros deve crescer 1,7% em 2025, alcançando a marca de 89,6 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo. Essa, ao menos, é a projeção divulgada nesta semana pela "S&P Global Mobility", empresa norte-americana que fornece dados e análises sobre o setor automotivo. 

O crescimento modesto tem relação com vários fatores, segundo a empresa. Entre eles, estão o alto valor médio dos veículos, a taxa de juros elevada e o aumento no custo de produção, que vem atingindo algumas das principais montadoras do mundo. Há, ainda, uma certa incerteza política, principalmente em meio ao "tarifaço" promovido pelo presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump. 

Além disso, há também um certo receio do mercado automotivo em relação à transição dos carros a combustão para os eletrificados. Apesar do crescimento dos híbridos e elétricos no último ano e uma projeção positiva para 2025, uma parcela considerável dos consumidores ainda vê este mercado com desconfiança.  

Ásia deve puxar o crescimento

Os países asiáticos, principalmente China e Japão, devem puxar o crescimento do setor automotivo em 2025. Segundo a projeção, a estimativa é que mercado chinês aumente 3% em comparação com 2024, enquanto o japonês pode ter uma alta de 5,4%. 

Por outro lado, os Estados Unidos têm projeção modesta de crescimento: apenas 1,2%. Na Europa, a alta deve ser de apenas 0,1%, com algumas montadoras, como a Volkswagen, tendo dificuldades para manter seu ritmo de produção. 

Quanto aos modelos, a S&P Global Mobility não fez qualquer tipo de projeção. No ano passado, o Tesla Model Y superou o Toyota Corolla por uma margem muito pequena - foram apenas 100 mil unidades de diferença. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!