A Chevrolet do Brasil oficializou o visual de seu próximo lançamento no mercado brasileiro, o Spark EUV. O novo veículo global da fabricante da gravata dourada será 100% elétrico e aposta no uso urbano.
Apesar da primeira aparição do modelo ter acontecido no evento de 100 anos da marca, o lançamento do Spark EUV ainda não havia sido oficializado. O modelo de origem chinesa deve chegar abaixo do Equinox EV, que é o elétrico mais acessível da Chevrolet atualmente, mas custa R$ 433.690.
“O Spark EUV chega ao Brasil em 2025, reunindo aquilo que o consumidor mais valoriza em um carro desta categoria - com o diferencial da marca Chevrolet, que está completando um século de atividades no país, sempre com foco na inovação e na satisfação dos nossos clientes”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Segundo o comunicado da fabricante, o Spark EUV será oferecido somente em uma “configuração mais sofisticada”, e será o primeiro dos cinco lançamentos que a Chevrolet prepara para 2025, quando completa 100 anos de presença no Brasil.
Como é o Spark EUV?
Apesar do nome americanizado, o modelo tem sua origem na China, principal mercado de carros elétricos do planeta. Vendido por lá como Baojun Yep Plus, o modelo é fabricado pela SAIC-Wuling, uma das parceiras da GM no mundo asiático.
Por lá o pequeno aventureiro conta com 3,99 metros de comprimento, sendo 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,72 m de altura. O porta-malas conta com 385 litros de capacidade.
Resta saber, entretanto, se será homologado para transportar quatro ocupantes, como é na China, ou se será adaptado para cinco passageiros.
Externamente o Chevrolet Spark EUV se destaca pelo visual quadrado, remetendo ao tradicional design utilizado por jipes no passado.
A cabine conta com volante multifuncional de três raios, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e multimídia de 10,1”. Na China, o modelo é oferecido com assistente de frenagem autônoma e de estacionamento, mas o pacote de equipamentos para o Brasil ainda não foi revelado.
Outro item que ainda não foi confirmado é a motorização, mas o Spark EUV deverá seguir o modelo chinês e oferecer 102 cv de potência e 18,3 kgfm de torque.
A velocidade máxima é limitada a 150 km/h, enquanto o alcance é de 401 km no ciclo chinês. Essa autonomia será reduzida para o Brasil, uma vez que o padrão do Inmetro é mais exigente e pessimista.
Na China, os preços variam entre 93,8 mil yuan (R$ 73,9 mil), chegando até 103,8 mil yuan (R$ 81,7 mil), valor cobrado pela versão topo de linha do elétrico.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!