A Jeep apresentou oficialmente nesta quinta-feira o Commander com a nova motorização 2.2 turbodiesel. Novidade para a linha 2025 do SUV, o novo propulsor deixou o veículo mais rápido em aceleração, retomada e com mais autonomia.
Equipando apenas a versão Overland, o novo motor é o mesmo que já é utilizado pela picape Ram Rampage. A novidade agora conta com 200 cv e 45,87 kgfm de torque, o que reduziu o tempo de aceleração de 0 a 100 dos 11,6 segundos para 9,7 segundos, apesar de ter ficado 35 kg mais pesado. É importante ressaltar que a partir de 2025, o Commander será o único Jeep oferecido com motor diesel.
Segundo a Stellantis, esse propulsor turbodiesel foi trabalhado especificamente para atender as necessidades do público, mas também de emissões da América do Sul. O motor conta com cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, turbocompressor de geometria variável, intercooler, sistema de recirculação de gases (EGR) e adoção do Arla 32, que não é necessário na Europa.
No mais, o Commander manteve a transmissão automática de nove velocidades e a tração 4x4 sob demanda.
Como se trata apenas de uma atualização de motores, as dimensões foram mantidas. O Jeep Commander segue medindo 4,76 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,72 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Além disso, a capacidade de oferecer sete lugares se manteve inalterada.
Segundo o Inmetro, o consumo do Commander com o novo motor 2.2 é de 10,3 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada. O modelo anterior registrava médias de 10,3 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
A mudança no motor também alterou a nomenclatura da versão diesel. Se antes o modelo poderia ser identificado pelo nome TD380 - uma referência ao torque em Newton Metro-, agora se chama somente de 2.2T diesel.
Itens de série
A única versão diesel do Commander continua bem equipada. Agora, o modelo ganhou novas rodas de aro 19 e manteve direção autônoma nível 2 (frenagem automática, detector de tráfego cruzado e ponto cefo, alerta de mudança de faixa, detector de fadiga, park assist, reconhecimento de placas de velocidade).
Além disso, o Commander Overland oferece ainda painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, multimídia de 10,1”, sistema de som Harman Kardon, teto solar panorâmico, bancos revestidos em suede e faróis full LED.
O Jeep Commander Overland com motor 2.2 turbodiesel é vendido com preço de R$ 309.990.
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