x
UAI
Mais potência e economia!

Jeep Commander ganha novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv de potência

Novo propulsor adiciona 30 cv e 7 kgfm de torque ao SUV de sete lugares da Jeep

Publicidade
Jeep Commander 2025 traz apenas uma versão diesel. Motores 1.3 turbo flex e 2.0 turbo a gasolina seguem em produção
Jeep Commander 2025 traz apenas uma versão diesel. Motores 1.3 turbo flex e 2.0 turbo a gasolina seguem em produção Foto: Divulgação/Jeep

A Jeep apresentou oficialmente nesta quinta-feira o Commander com a nova motorização 2.2 turbodiesel. Novidade para a linha 2025 do SUV, o novo propulsor deixou o veículo mais rápido em aceleração, retomada e com mais autonomia.

Equipando apenas a versão Overland, o novo motor é o mesmo que já é utilizado pela picape Ram Rampage. A novidade agora conta com 200 cv e 45,87 kgfm de torque, o que reduziu o tempo de aceleração de 0 a 100 dos 11,6 segundos para 9,7 segundos, apesar de ter ficado 35 kg mais pesado. É importante ressaltar que a partir de 2025, o Commander será o único Jeep oferecido com motor diesel.

Segundo a Stellantis, esse propulsor turbodiesel foi trabalhado especificamente para atender as necessidades do público, mas também de emissões da América do Sul. O motor conta com cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, turbocompressor de geometria variável, intercooler, sistema de recirculação de gases (EGR) e  adoção do Arla 32, que não é necessário na Europa.

Motor 2.2 turbodiesel estreou na Rampage
Motor 2.2 turbodiesel estreou na Rampage Foto: Divulgação/Jeep

No mais, o Commander manteve a transmissão automática de nove velocidades e a tração 4x4 sob demanda.

Como se trata apenas de uma atualização de motores, as dimensões foram mantidas. O Jeep Commander segue medindo 4,76 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,72 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Além disso, a capacidade de oferecer sete lugares se manteve inalterada. 

Segundo o Inmetro, o consumo do Commander com o novo motor 2.2 é de 10,3 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada. O modelo anterior registrava médias de 10,3 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.

A mudança no motor também alterou a nomenclatura da versão diesel. Se antes o modelo poderia ser identificado pelo nome TD380 - uma referência ao torque em Newton Metro-, agora se chama somente de 2.2T diesel

Jeep Commander Overland 2025
Jeep Commander Overland 2025 Foto: Divulgação/Jeep

Itens de série

A única versão diesel do Commander continua bem equipada. Agora, o modelo ganhou novas rodas de aro 19 e manteve direção autônoma nível 2 (frenagem automática, detector de tráfego cruzado e ponto cefo, alerta de mudança de faixa, detector de fadiga, park assist, reconhecimento de placas de velocidade).

Além disso, o Commander Overland oferece ainda painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, multimídia de 10,1”, sistema de som Harman Kardon, teto solar panorâmico, bancos revestidos em suede e faróis full LED.

O Jeep Commander Overland com motor 2.2 turbodiesel é vendido com preço de R$ 309.990.