A Tesla, fabricante de carros elétricos norte-americana, processou clientes, jornalistas e veículos de imprensa que criticaram seus veículos. Todas as ações foram movidas na China e, na maioria dos casos, a montadora do bilionário Elon Musk levou a melhor. As informações foram reveladas pela agência Associated Press (AP) em uma reportagem divulgada nesta semana.
Segundo a publicação, a Tesla processou seis clientes chineses. Em um dos casos, a proprietária de um Model 3, identificada como Zhang Yazhou, protestou contra a fabricante após um acidente resultado por conta de falha nos freios de seu carro. A empresa, assim, moveu uma ação contra a mulher por difamação e acabou sendo indenizada em 23 mil dólares (R$ 132 mil).
Na decisão, a Justiça chinesa ainda exigiu que a cliente pedisse desculpas públicas para a Tesla, algo que não foi atendido. "Como consumidor, mesmo que eu tenha dito algo errado, tenho o direito de comentar e criticar", disse Zhang, em entrevista à AP . "Falei sobre meus sentimentos como usuário do carro. Não tem nada a ver com prejudicar a reputação deles", acrescentou.
Já um blogueiro chamado Feng Shiming foi obrigado a pagar 34 mil dólares (cerca de R$ 196 mil) após dizer que a Tesla era a responsável pelos vários problemas de seu Model S. Na web, o profissional também havia tecido comentários contra o sistema de frenagem de seu veículo elétrico.
A reportagem também conseguiu encontrar relatos de jornalistas e de veículos de comunicação que foram processados pela Tesla. Sob condição de anonimato, profissionais da imprensa chinesa relataram que foram orientados por seus chefes a não escreverem sobre problemas nos carros da fabricante de Musk. A AP, então, pediu um posicionamento da montadora, mas não obteve nenhum sucesso.
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