Viagens de moto são sempre uma boa pedida em grupo ou até mesmo sozinho. Longos períodos como o Carnaval podem ser uma ótima oportunidade para realizar um passeio diferenciado a bordo de uma motocicleta. Geralmente, as regiões litorâneas são as mais procuradas, mas é necessário tomar cuidados na conservação do seu veículo.
Segundo a Motul, empresa francesa especializada em óleo lubrificante e fluidos, todo motociclista precisa ficar atento a alguns pontos antes de pegar a estrada para realizar uma viagem com segurança e manter a moto em bom estado de conservação.
1 - Fique atento à pressão dos pneus:
Antes mesmo de cair na estrada, é importante calibrar os pneus e fazer um check-up rápido contra possíveis furos. Quem usar a moto na areia fofa da praia pode precisar realizar alterações na pressão dos pneus para conseguir mais aderência. É necessário, assim que voltar ao asfalto, recalibrar os pneus.
2 - Atenção à lubrificação:
É sempre importante conferir se a corrente, cabos e demais peças móveis estão com a lubrificação ideal. Isso garante que a motocicleta conseguirá funcionar da forma ideal durante a viagem.
3 - Proteja a moto da areia:
Caso você não vá trafegar na areia, é importante tentar estacionar distante da areia. O uso de capas protetoras é uma boa pedida. Em praias, o vento excessivo pode fazer com que pequenos grãos de areia fiquem presos em parte com graxa e óleo.
4 - Limpeza regular:
Após retornar da praia, é importante realizar uma limpeza e proteger a motocicleta. O Sol excessivo, bem como o sal presente na maresia podem afetar o chassi e rodas da motocicleta. Apenas alguns dias na praia não terão um grande efeito corrosivo na moto, mas é importante tomar cuidado.
A marca francesa ajuda nessa preservação com a linha MC Care, que conta com removedores de graxa, poeira, terra e areia da motocicleta, além de produtos específicos para a limpeza e lubrificação da corrente da motocicleta.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!