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Jeep encerra era do Compass turbodiesel no Brasil; entenda o motivo

Com saída do motor 2.0 Multijet, SUV agora só será vendido com motores 1.3 turbo flex e 2.0 turbo a gasolina

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Jeep Compass TD350
Jeep Compass TD350 Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A Jeep encerrou oficialmente a oferta do Compass com motor turbodiesel no Brasil. Assim como aconteceu com o Renegade em 2022, a marca retirou o motor 2.0 turbodiesel da família Patrola Serra de 170 cv e 35,7 kgfm de torque da linha 2025 do SUV médio. 

Com isso, a versão Limited TD350, que era a única opção a diesel do modelo e oferecia tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas, não está mais disponível. O Compass diesel custava R$ 251.990 e ficava posicionado entre as versões Série S T270 (R$ 247.990) e Overland Hurricane (R$ 272.990).

A decisão da Stellantis, grupo que controla a Jeep, Fiat, Peugeot e Citroën, faz parte de um movimento global de reestruturação das motorizações para 2025. 

Além disso, a aposentadoria do motor turbodiesel foi impulsionada por dois fatores principais: a nova legislação ambiental Proconve L8, mais rigorosa a partir deste ano, e o próprio fim da produção do motor 2.0 turbodiesel em nível mundial. 

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Jeep Compass TD350 Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Com isso, manter a versão diesel do Compass não fazia mais sentido para a marca, até  porque suas vendas já eram baixas no Brasil. O VRUM procurou a Stellantis para comentar sobre a retirada da versão diesel do Compass e aguarda o esclarecimento oficial da empresa. 

Enquanto o Compass perdeu o motor a diesel, a Stellantis anunciou que o Jeep Commander e a Fiat Toro receberam o novo motor 2.2 Multijet II turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Esse propulsor substitui o antigo 2.0 Multijet I de 170 cv e já havia sido adotado pela Ram Rampage em novembro de 2024. 

Como fica a linha Jeep Compass 2025?

Sem a versão a diesel, agora o Compass está disponível apenas com dois tipos de motorização. A opção com o motor 1.3 turbo flex (T270), que gera 176 cv e 27,5 kgfm de torque, sempre com tração dianteira e câmbio automático de seis marchas. Esse motor, lançado no facelift do Compass em 2021, perdeu potência na linha 2025 devido às exigências do Proconve L8.

Já a configuração mais potente, chamada de Compass Hurricane, traz o motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm de torque, herdado da Ram Rampage. Essa versão conta com tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas.

Veja como fica o catálogo do Jeep Compass 202

  • Jeep Compass Sport T270: R$ 186.990
  • Jeep Compass Longitude T270: R$ 208.990
  • Jeep Compass Limited T270:R$ 227.990
  • Jeep Compass Serie S T270: R$ 247.990
  • Jeep Compass Overland Hurricane: R$ 272.990
  • Jeep Compass Blackhawk Hurricane: R$ 291.990
  • Jeep Compass 4xe PHEV: R$ 347.300
  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas