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Fiat Toro 2025 ganha novo motor e fica mais potente que Titano

Principal picape intermediária do mercado passa a contar com 200 cv de potência

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Fiat Toro segue os demais modelos da Stellantis com novo propulsor diesel
Fiat Toro segue os demais modelos da Stellantis com novo propulsor diesel Foto: Divulgação/Fiat

A Fiat anunciou nesta segunda-feira (17) a nova motorização para a picape intermediária Toro. Seguindo o exemplo de Ram Rampage e Jeep Commander, a Toro agora é equipada com o novo motor Multijet 2.2 turbodiesel, que oferece 200 cv de potência e 45,8 kgfm de torque.

Em comparação ao antigo 2.0 turbodiesel, o novo motor agora conta com 18% a mais de potência e 29% a mais de torque. Em termos práticos, isso significa 30 cv e 10,1 kgfm extra no novo propulsor.

Com a nova configuração, a Toro passa a fazer de zero aos 100 km/h em 9,6 segundos na versão Volcano, enquanto a retomada de 60 a 100 km/h acontece em apenas 6 segundos, também na versão Volcano. Na opção topo de linha Ranch, os números são de 9,8 segundos (0-100) e 6,1 s (60-100).

Novo motor diesel é posicionado na longitudinal, enquanto o 2.0 era transversal
Novo motor diesel é caracterizado pela posição do filtro de ar e inscrição 2.2 Foto: Divulgação/Fiat

Agora, o motor 2.2 turbodiesel passa a equipar toda a linha diesel de carros de passeio da Stellantis no Brasil, uma vez que o Compass perdeu as opções diesel. A Titano ainda oferece a versão de 170 cv, mas deverá ser atualizada assim que a produção começar na Argentina

As modificações para a Toro vão além do novo motor. A picape também ganhou ajustes na transmissão automática de nove marchas, que está com um novo conversor de torque e um diferencial mais longo. 

Interior da versão Ranch, topo de linha, é caracterizado pelos bancos em couro marrom
Interior da versão Ranch, topo de linha, é caracterizado pelos bancos em couro marrom Foto: Divulgação/Fiat

Segundo a Fiat, isso significa uma redução no consumo de combustível, que agora pode chegar a até 10,5 km/l na cidade e 13,6 km/l em estradas, de acordo com o Inmetro.

“Com o novo conjunto, a Toro passa a ter uma experiência de dirigir única, podendo alcançar os 201 km/h de velocidade máxima e, ao mesmo tempo, chegando a 120km/h em uma rotação abaixo de 1500 rpm com muito conforto e economia. A mudança se soma ao design sofisticado, conforto, tecnologia e robustez que são marcas registradas da Toro”, reforça Frederico Battaglia, vice-presidente da Fiat na América do Sul.

Toro Ranch manteve o santantônio e detalhes dourados
Toro Ranch manteve o santantônio e detalhes dourados Foto: Divulgação/Fiat

As mudanças ainda passam pela suspensão, que recebeu nova carga no sistema de amortecimento, enquanto os freios dianteiros passaram de 305 mm de diâmetro para 330 mm.

Em termos estéticos, a Toro com o novo motor não apresentou nenhuma modificação.

O que também se manteve foi o preço. Ambas as versões seguem vendidas com o mesmo preço das unidades com motor 2.0: R$ 206.990 para a versão Volcano e R$ 224.990 para a Toro Ranch.