A Volkswagen está guardando o desenho final do SUV Tera a sete chaves. Sempre muito camuflado quando vai às ruas, o modelo será apresentado oficialmente no Carnaval do Rio de Janeiro, no dia 2 de março, mas pouco se sabe sobre o modelo. Da Europa, surgem as primeiras imagens da versão final do modelo revelando muito sobre o carro.
As imagens obtidas pelo portal Motor.es, mostram o SUV compacto circulando por uma estrada coberta por neve, realizando testes em baixas temperaturas.
Ao contrário do modelo que circula pelo Brasil, o “Tera europeu” não conta com nenhum tipo de camuflagem pela carroceria, somente a base dos para-choques está com fita preta, escondendo algum detalhe mínimo. Somente entradas de ar e lanternas estão escondendo o desenho definitivo.
Em comparação com o modelo apresentado no Rock in Rio, o Tera flagrado na Europa utiliza as mesmas rodas e o desenho da carroceria, que é possível observar pelo desenho das portas traseiras e do pequeno vidro traseiro.
Diferenças do “Tera europeu”
É possível perceber que as lanternas traseiras estão cobertas com adesivos que fazem com que o desenho lembre o apresentado pelo T-Cross reestilizado. Ou seja, apesar de revelar a carroceria do modelo, a Volkswagen europeia ainda escondeu detalhes cruciais do Tera.
O mesmo pode ser dito sobre os faróis, que parecem bem maiores do que o utilizado pelo conceito exposto no Rock in Rio em 2024. A impressão que passa é de um equipamento em LED, mas as dimensões parecem maiores do que o conceito nacional.
O para-choque é bem parecido com o apresentado nos teasers, mas conta com um desenho diferenciado, especialmente nas laterais, que apresentam desenho em C, enquanto Tera brasileiro deverá ter linhas diagonais.
Na traseira, o para-choque apresenta leves disfarces na lateral e na base, que impossibilitam de ver o desenho final.
Tera vendido na Europa?
Ainda não é possível afirmar o que a Volkswagen planeja para o Tera, mas é padrão do grupo Volkswagen que alguns modelos sejam testados pela divisão europeia antes de serem vendidos em seus respectivos mercados.
Esse mesmo processo aconteceu com o Skoda Kylaq, “primo” do Volkswagen Tera, que foi desenvolvido na índia, mas flagrado na Europa sob forte camuflagem. Ao contrário do Tera, o Kylaq realizou testes em climas mais quentes.
Entretanto, pode ser que esses testes na Europa indiquem que a Volkswagen planeja vender o Tera no mercado europeu, repetindo a estratégia apresentada no Taigo.
Este SUV iniciou sua vida como Nivus no Brasil, antes de ir para o Velho Continente, onde passou por algumas modificações, mas manteve boa parte do design desenvolvido pelo time brasileiro da Volkswagen.
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