x
UAI
Modelo chega no Carnaval!

Vazou? Volkswagen Tera é flagrado em testes na Europa quase sem camuflagem

Enquanto Volkswagen do Brasil faz de tudo para esconder seu lançamento, modelo surge na Europa com pouquíssimos disfarces

Publicidade
Novo SUV da Volkswagen aparece na Europa com pouco disfarce
Novo SUV da Volkswagen aparece na Europa com pouco disfarce Foto: Reprodução/Motor.es

A Volkswagen está guardando o desenho final do SUV Tera a sete chaves. Sempre muito camuflado quando vai às ruas, o modelo será apresentado oficialmente no Carnaval do Rio de Janeiro, no dia 2 de março, mas pouco se sabe sobre o modelo. Da Europa, surgem as primeiras imagens da versão final do modelo revelando muito sobre o carro.

As imagens obtidas pelo portal Motor.es, mostram o SUV compacto circulando por uma estrada coberta por neve, realizando testes em baixas temperaturas.

Ao contrário do modelo que circula pelo Brasil, o “Tera europeu” não conta com nenhum tipo de camuflagem pela carroceria, somente a base dos para-choques está com fita preta, escondendo algum detalhe mínimo. Somente entradas de ar e lanternas estão escondendo o desenho definitivo.

Em comparação com o modelo apresentado no Rock in Rio, o Tera flagrado na Europa utiliza as mesmas rodas e o desenho da carroceria, que é possível observar pelo desenho das portas traseiras e do pequeno vidro traseiro.

Diferenças do “Tera europeu”

É possível perceber que as lanternas traseiras estão cobertas com adesivos que fazem com que o desenho lembre o apresentado pelo T-Cross reestilizado. Ou seja, apesar de revelar a carroceria do modelo, a Volkswagen europeia ainda escondeu detalhes cruciais do Tera

O mesmo pode ser dito sobre os faróis, que parecem bem maiores do que o utilizado pelo conceito exposto no Rock in Rio em 2024. A impressão que passa é de um equipamento em LED, mas as dimensões parecem maiores do que o conceito nacional.

Volkswagen revela teaser do seu novo SUV inédito
Volkswagen revela teaser do seu novo SUV inédito Foto: Divulgação/Volkswagen/Edição - Equipe Vrum

O para-choque é bem parecido com o apresentado nos teasers, mas conta com um desenho diferenciado, especialmente nas laterais, que apresentam desenho em C, enquanto Tera brasileiro deverá ter linhas diagonais. 

Na traseira, o para-choque apresenta leves disfarces na lateral e na base, que impossibilitam de ver o desenho final.

Tera vendido na Europa?

Ainda não é possível afirmar o que a Volkswagen planeja para o Tera, mas é padrão do grupo Volkswagen que alguns modelos sejam testados pela divisão europeia antes de serem vendidos em seus respectivos mercados. 

Esse mesmo processo aconteceu com o Skoda Kylaq, “primo” do Volkswagen Tera, que foi desenvolvido na índia, mas flagrado na Europa sob forte camuflagem. Ao contrário do Tera, o Kylaq realizou testes em climas mais quentes.

Entretanto, pode ser que esses testes na Europa indiquem que a Volkswagen planeja vender o Tera no mercado europeu, repetindo a estratégia apresentada no Taigo. 

Este SUV iniciou sua vida como Nivus no Brasil, antes de ir para o Velho Continente, onde passou por algumas modificações, mas manteve boa parte do design desenvolvido pelo time brasileiro da Volkswagen.